Sobre a divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Para iniciar, propomos as seguintes questões: Essa divisão obedece os limites do Meridiano de Greenwich, que divide o planeta em Leste e Oeste? Você conhece as origens dessa divisão? Registre as ideias principais.
Respostas
Resposta:
sim, obecede os limites. As origens se surgiu em um acordo onde a linha vertical imaginária que divide o planeta entre Oriente e Ocidente foi criada, o meridiano de Greenwich foi estabelecido através de um acordo mundial realizado em 1884 na cidade de Washington, nos Estados Unidos.
Explicação:
A divisão atual do mundo em Ocidente e Oriente não respeita os limites do Meridiano de Greenwich.
Isso ocorre porque nessa divisão, há países que são considerados ocidentais e estão localizados na parte Oriental do planeta como a Austrália e a Nova Zelândia.
As origens dessa divisão datam do Império Romano que suas regiões de domínio ente o Império Romano do Ocidente e do Oriente. A partir do século XV, esse conceito ganha força com as Grandes Navegações e o colonialismo europeu.
Nesse contexto, a divisão do mundo entre Oriente e Ocidente era realizada para diferenciar as áreas com as quais os europeus realizavam comércio no Oriente.
O atual conceito de Ocidente e Oriente
Atualmente, os conceitos estão relacionados com o nível de desenvolvimento dos países. Os países do Ocidente são os países desenvolvidos que possuem influência da cultura europeia, da religião católica e possuem população majoritariamente branca.
Os países do Oriente são os países que não sofreram influência da cultura europeia e que possuem uma grande diversidade religiosa, com a presença do islamismo, budismo, hinduísmo como principais religiões.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre os conceitos de Ocidente e Oriente em: brainly.com.br/tarefa/21048555
#SPJ2