Respostas
Resposta:
guerras e conflitos no Oriente Médio:
A criação do Estado de Israel, em 1948;
A Guerra Fria, ou o embate entre capitalismo e comunismo;
A divisão interna do Islã, entre sunitas e xiitas.
Resposta:
A criação do Estado de Israel
A criação do Estado de Israel em 1948 amplifica os conflitos entre árabes e judeus no Oriente Médio. Isso se dá, devido a divisão da Palestina entre os Judeus e Árabes determinada pela ONU, gerando ataques entre as duas nações.
Esse foi o primeiro conflito gerado após a criação do novo Estado. A guerra foi vencida pelo Estado de Israel e milhares de palestinos tiveram que se refugiar em países vizinhos, devido ao controle territorial de Israel de 75% da Palestina.
Conflito de Suez
O Egito nacionaliza o Canal de Suez em 1956 (ligação entre o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho), que era controlado pelos britânicos e proíbe a passagem de navios israelenses.
No mesmo ano, é derrotado por britânicos, franceses e israelenses, mas um acordo internacional devolve o Canal de Suez ao Egito, garantindo a passagem de navios de todos os países.
Gerra dos seis dias
Em 1967 o Egito, Síria e Jordânia se juntam para expulsar tropas israelenses do Canal de Suez, na chamada Guerra dos Seis Dias.
Esse foi o tempo que Israel levou para ocupar vários territórios pertencentes a estes países, incluindo a faixa de Gaza, as colinas de Golan e partes de Jerusalém que ainda não controlava, com o objetivo de utilizar essas áreas como proteção de novos ataques.