1 - Leia atentamente o texto:
“E posto que sejam muitos os currais da parte da Bahia, chegam a muito maior número os de Pernambuco, cujo sertão se estende pela costa desde a cidade de Olinda até o Rio São Francisco (...). Sendo o sertão da Bahia tão dilatado, (...) quase tudo pertence a duas das principais famílias da mesma cidade. (...) Porque a Casa da Torre tem duzentas e setenta léguas pelo Rio São Francisco acima à mão direita, indo para o sul; e indo do dito rio para o norte, chega a oitenta léguas”.
A criação de gado tornou-se uma das atividades econômicas mais importantes da América Portuguesa. Baseado nestas informações, responda:
a) Cite uma semelhança e uma diferença entre a atividade criatória e a produção açucareira no Brasil Colônia.
b) Qual a importância da pecuária na dominação portuguesa do Brasil Colônia?
Respostas
Resposta: SEMELHANÇA: eram sociedades baseadas no trabalho escravo africano.
DIFERENÇAS: o centro da vida social na sociedade açucareira era no campo ao redor dos engenhos, havia mais proximidade com o litoral e praticamente não tinha mobilidade social. O centro da vida social nas regiões mineradoras era a cidade (sociedade urbana), havia mais mobilidade social com várias camadas intermediárias entre a elite e os escravos.
Explicação:
....
Resposta:
a) As semelhanças eram sociedades baseadas no trabalho escravo africano. As diferenças eram o centro na vida social da sociedade açucareira, havia mais proximidade com o litoral e praticamente não tinha mobilidade social.
b) Pecuária-atividade econômica essencial para a vida colonial. O gado era utilizado como força motriz, transporte e alimentação. Atividade econômica voltada para atender as necessidades do mercado interno, a pecuária contribuiu para a interiorização colonial e usava o trabalho livre.
Explicação:
1 ponto
a) Couro.
b) Seda.
c) Cetim.
d) Linho indiano.