Para Durkheim, a organização da sociedade só é possível pela solidariedade social, responsável pela coesão entre os indivíduos. A partir dessa concepção, analise os itens a seguir: I- Na solidariedade orgânica, as funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes, marcadas pela divisão do trabalho bastante complexa e pelo predomínio de mecanismos de coerção imediata, violenta e punitiva. II- A solidariedade se daria pela consciência coletiva associada à divisão social do trabalho. Essa consciência não significaria apenas a soma das partes, mas também algo distinto, sui generis, e diria respeito aos valores e sentimentos que, quando compartilhados, fundamentam as normas de convivência social. III- A solidariedade mecânica caracteriza as sociedades menos complexas, cuja divisão social do trabalho é mais simples; engendra uma percepção de individualidade incipiente, prevalecendo a consciência coletiva, em que os indivíduos compartilham as mesmas noções e os mesmos valores sociais. IV- O termo “solidariedade orgânica” remete às ciências naturais, especificamente à Biologia, e concebe as sociedades complexas como organismos vivos cujos órgãos são diferentes entre si, mas todos dependem um do outro para o perfeito funcionamento do ser vivo; a especialização do trabalho engendra a interdependência e a coesão social. V- A crescente especialização do trabalho, promovida pela revolução industrial moderna, trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito. Solidariedade essa marcada pela interdependência. Estão corretas, apenas: A - III, IV e V. B - I, II, III. C - II, III, IV e V. D - I, IV e V. E - II e IV.
Respostas
Resposta:
LETRA: C
Explicação:
Ao se considerar as abordagens relacionadas com solidariedade social, a alternativa correta é a presente na LETRA C.
Concepções de solidariedade social
A Solidariedade Social, de acordo com Durkheim, é fruto da consciência coletiva que vai realizar o agrupamento de diversas pessoas em uma mesma entidade social.
Com isso, a solidariedade social é a responsável pela coesão entre as pessoas possuindo níveis diferentes de acordo com aspectos como:
- Intensidade e tamanho da consciência coletiva presente;
- Nível de ligação entre os indivíduos existentes em uma comunidade;
- Tipo de modelo de organização social em determinada sociedade.
Quanto aos tipos de solidariedade social, segundo a caracterização de Durkheim, podem existir duas opções: a orgânica e a mecânica.
Características dos tipos de solidariedade social
A solidariedade social orgânica consiste, de forma básica, em uma situação típica de locais com maior desenvolvimento econômico levando à divisão do trabalho social como consequência das atividades capitalistas.
Com isso, a solidariedade social orgânica possui alguns detalhes importantes como:
- Enfraquecimento reações coletivas contra violação das proibições;
- Maior margem de interpretações individuais quanto aos imperativos sociais determinados;
- Individualização dos membros com a realização de funções específicas na divisão de trabalho social criada;
- Consciência coletiva possui uma redução no seu poder de influência na sociedade
Ao se pensar, por outro lado, na solidariedade social mecânica consiste em uma situação na qual o indivíduo está ligado de forma direta com a sociedade considerando mais a consciência coletiva e não o desejo enquanto indivíduo.
Os pontos principais relacionados com a solidariedade social mecânica incluem:
- Existência das pessoas, em sua maior parte, é orientada pelas proibições sociais provenientes da consciência coletiva;
- Depende da extensão da vida social que a consciência coletiva alcança;
- Para o indivíduo os seus desejos e vontades são iguais aos desejos e vontades da coletividade levando a maior coesão e harmonia social.
Para saber mais sobre solidariedade social: https://brainly.com.br/tarefa/31050075