Respostas
respondido por:
10
Depende de quais características estão sendo estudadas, mas em geral SIM, exemplo: uma pessoa diagnosticada com doença de huntington, neurologista chamam de coreia de huntington, é um doença hereditária, ou seja, é passada dos pais para os filhos, onde o indivíduo que recebe o genes que irá manifestar a doença, geralmente só expressa a doença depois dos 40 anos de idade, detalhe, os filhos de uma pessoa com essa doença tem 50% de chances de expressar a doença, ela pode inclusive levar à morte, essa doença é genética, DEGENERATIVA progressiva, a pessoa fica tendo uns xiliques, não consegue falar direito, fica tendo movimentos involuntários do pescoço, no rosto e tal, ainda incurável, a pessoa afetada preserva as partes cognitivas, personalidade, comportamento, memória, e a pessoa tem consciência do que está acontecendo com ela, existe um exame que pode detectar o gene, mas ai entra a questão "você quer saber se vai desenvolver a doença quando estiver com 40 anos de idade ou prefere viver e esperar para ver o que acontece?". É um dilema realmente. Tudo isso é estudado pela análise de formação de gametas através de meiose, podendo ser observado na primeira lei de gregor mendel. Outro exemplo clássico é a hemofilia, que é um defeito no fator 8 ou 9 de coagulação sanguínea, isso faz com que o afetado perca capacidade de coagular sangue, muitas vezes tendo um hemorragia por um simples corte que em outra pessoa não hemofílica não seria um grande problema. O fator 9 de coagulação ainda está sendo pouco usado, pois é recente na medicina, e não há muitos casos de sucesso em seu uso. Existe exame genética, que detecta genes ou proteínas sanguíneas, que permitem o diagnóstico de hemofilia.
Detalhe: O teu enunciado não está especificando que tipo de característica que quer saber, então eu falei dessas 2 doenças porque caem direto em vestibular e enem.
Detalhe: O teu enunciado não está especificando que tipo de característica que quer saber, então eu falei dessas 2 doenças porque caem direto em vestibular e enem.
Laurarilson:
Não é especificamente uma doença
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás