• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mariananatalepereira
  • Perguntado 6 anos atrás

Como pudemos observar nas aulas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte, o ensino de arte passou por muitas mudanças, com influências pedagógicas distintas em vários momentos da história da educação brasileira e, desde o início do século XX, o ensino de arte no Brasil vem passando por diversas modificações que afetaram sua forma de ser entendido como concepção e suas maneiras de ser aplicado. Dentro desse quadro, é possível destacar três correntes que por muito tempo determinaram as concepções adotadas nas escolas, sendo elas:

Respostas

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Resposta: A Concepção da Pedagogia Tradicional; a Concepção da Pedagogia Escolanovista e a Concepção da Pedagogia Tecnicista.

1. Segundo Buchala (2007, p. 89), “a expressão criadora da criança nada mais é que a atividade da imaginação sendo ao mesmo tempo reflexo da realidade, portanto de um imaginário social que a cerca. Estimular a criação é prover o indivíduo de fontes de linguagens, de compreensão de si e do social – impregnado de realidades imaginadas e vividas que o cercam. É incentivar a releitura do mundo que se compartilha no imaginário social. A expressão criadora infantil também se constitui como elemento que articula a percepção, o pensamento, e permite-lhes introduzir nas poéticas ou escrituras diversificadas em que se estabelecem o social e o contemporâneo.” Assim, podemos entender que, como professores, devemos:

I. Perceber que criação é uma prática que deveria estar presente no ensino de arte.

II. Incentivar a expressão e transformar a imaginação em meio expressivo.

III. Oferecer obras de arte para serem copiadas fielmente.

IV. Trabalhar abundantemente com desenhos já prontos para que a criança possa aprender a colorir.

V. Envolver o aluno em um ensino que seja significativo e contextualizado e em que ela possa conhecer e se expressar.

Está correto o que diz apenas nas afirmativas. Está correto as afirmativas:  I, II e V.

Como pudemos observar nas aulas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte, o ensino de arte passou por muitas mudanças, com influências pedagógicas distintas em vários momentos da história da educação brasileira e, desde o início do século XX, o ensino de arte no Brasil vem passando por diversas modificações que afetaram sua forma de ser entendido como concepção e suas maneiras de ser aplicado. Dentro desse quadro, é possível destacar três correntes que por muito tempo determinaram as concepções adotadas nas escolas, sendo elas. Está correto as afirmativas:  

A Concepção da Pedagogia Tradicional; a Concepção da Pedagogia Escolanovista e a Concepção da Pedagogia Tecnicista.

A Pedagogia Tradicional, além do desenho, a partir da década de 1950, e sob as mesmas concepções onde o foco estava nos programas de ensino e na convicção de que o aluno deve assimilar os conteúdos a partir de treinos, repetição e memorização, a partir de aulas expositivas do professor que devem seguir uma sequência linear e progressiva, também passaram a fazer parte do currículo das escolas as disciplinas de. Está correto as afirmativas:  

Música, canto orfeônico e trabalhos manuais.

Leia a questão abaixo e determine quais afirmativas são verdadeiras (V) e quais são falsas (F). A Pedagogia Tradicional orientou o ensino de desenho em nosso país, desde o início do século XIX até as primeiras décadas do século XX. De acordo com essa concepção:  

O aluno deve assimilar os conteúdos a partir de treinos, repetições e memorizações, a partir de aulas expositivas do professor que devem seguir uma sequência linear e progressiva.  O aluno tem toda a liberdade de expressão para produzir em arte, sendo o foco no aluno e no processo, e não no professor.  

Os conteúdos valorizados nas aulas de artes eram os considerados úteis para a preparação profissional, entre eles está o desenho de ornatos e o desenho geométrico, que eram realizados a partir de cópias para o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção visual.

Os conteúdos valorizados nas aulas de artes eram aqueles que os alunos pudessem expor seus sentimentos, sua criatividade e sua individualidade.  Está correto as afirmativas:  I (V), II (F), III (V), IV (F).

A partir da década de 1930, o ensino de música teve uma proposta que influenciou as práticas educativas na área por longo período, tendo como idealizador o músico:

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