• Matéria: História
  • Autor: Amorr1
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto

Respostas

respondido por: dudamachado2611
67

Resposta:

Segunda Revolta da Armada e a Revolta Federalista, no ano de 1893.

O objetivo era derrubar Floriano, uma vez que não reconheciam seu poder como legítimo, exigindo novas eleições para presidência.


vitoriaritter92: muito obrigada.
respondido por: leticiasardo123
27

Resposta:

A Revolta da Armada e a Revolução Federalista.

Explicação:

A Revolução Federalista foi uma guerra civil que aconteceu entre os anos 1893 e 1895 no Rio Grande do Sul, logo após a Proclamação da República. Se consistia entre duas facções políticas rivais: Partido Federalista, liderado por Gaspar da Silveira Martins (grupo onde era composto em grande maioria pela nata do Partido Liberalista) e o Partido Republicano Rio-Grandense, que eram adeptos à República e liderados por Júlio de Castilhos, o então governador.

Já a Revolta da Armada foi dividida em duas etapas e deu início em 1891, quando Marechal Deodoro da Fonseca estava no poder. A segunda etapa se deu quando Marechal Floriano Peixoto tomou a posse. A revolta começou quando o povo passou a não aceitar o mau governo de Deodoro da Fonseca, que tinha problemas para lidar com os partidos políticos contrários de seu governo. Então, ele fechou o Congresso Nacional e transgrediu a Constituição de 1891, renunciando meses depois. Quando Marechal Floriano Peixoto tomou o poder, ordenou prisão àqueles que pediam novas eleições, causando demasiada revolta ao povo e da Marinha, que se sentia deveras inferior ao Exército.

Existe uma explicação superior e mais clara no site InfoEscola. Desculpe qualquer erro!

Perguntas similares