Um dos desdobramentos da ideologia fascista da Alemanha hitlerista e da Itália de Mussolini foi o recrudescimento da política de Getúlio Vargas que, num golpe ao Estado de Direito estabelecido pela Constituição de 1934, outorgou em novembro de 1937 uma nova Constituição e iniciou um período conhecido como Estado Novo. Quais foram às principais bases políticas e sociais que sustentaram esse Estado Novo?
Respostas
respondido por:
21
O Estado Novo foi um regime ditatorial e autoritário, portanto, que se desenvolveu no Brasil sob o comando do presidente Getúlio Vargas. Vargas defendeu e aplicou a perseguição dos opositores, a cassação de partidos políticos, e a instauração de um ideal unificador do Brasil. Ele acreditava, de forma semelhante aos fascistas, que a única coisa que importava era o Estado por si.
Uma das bases políticas e sociais de Vargas foi o trabalhismo, ainda que de maneiras distorcidas. Ele esforçou-se por estabelecer laços com as parcelas mais pobres da população, dando a este grupo direitos sociais e trabalhistas que garantiram um certa dignidade ao operário.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás