Respostas
Resposta:
A Primeira Guerra Mundial causou profundas transformações no cenário político, social e econômico mundial. Segundo algumas estimativas, os diversos confrontos ocorridos ao longo desses quatro anos foram responsáveis pela morte de cerca de oito milhões de pessoas. Além disso, cerca de 20 milhões sofreram algum tipo de seqüela em conseqüência do conflito. Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes.
Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%. A Europa deixava de ser o grande símbolo da prosperidade capitalista, estando atolada em dívidas e observando a desvalorização de suas moedas. Foi a partir de então que os Estados Unidos alcançaram a condição de grande potência.
Apesar de também ter sofrido com um significativo número de baixas e gastar aproximadamente 36 bilhões de dólares, os EUA tiveram suas compensações. No ano posterior à guerra, o país triplicou suas exportações em comparação ao ano de 1913 e a renda nacional atingiu um valor duas vezes maior. Ao mesmo tempo, outras nações que não se envolveram diretamente no confronto também ganharam com a Primeira Guerra.
Os países não-industrializados ampliaram as exportações de gêneros agrícolas e matéria-prima. Além disso, a retração econômica européia serviu para que algumas dessas nações – como o Brasil – pudessem ampliar suas atividades industriais substituindo internamente os mercados outrora controlados pelas nações européias. No Oriente, o Japão lucrou com o domínio sobre os mercados do Pacífico e no incremento de sua produção de algodão e aço.
No plano político, a Europa começou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio às desilusões de um continente destruído, as tendências comunistas e fascistas começaram a atrair boa parte da população. Ao mesmo tempo, tendo caráter extremamente punitivo, os tratados que deram fim à Primeira Guerra incitaram um sentimento de ódio e revanche que, algumas décadas mais tarde, prepararam o palco de uma nova guerra.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Rainer Sousa
Mestre em História
A Europa sofreu os impactos de um conflito que prejudicou sua economia como um todo.
A Europa sofreu os impactos de um conflito que prejudicou sua economia como um todo.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Compartilhe!
Assuntos Relacionados
As fases da Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial, As fases da Primeira Guerra Mundial, guerra de posições, guerra de movimento, guerra de trincheiras, Batalha do Marne, Tríplice Aliança, Tríplice Entente, armistício de Compiègne.
Plano Schlieffen
A estratégia alemã que visava controlar militarmente a Europa.
Questão Marroquina
Uma disputa que marca a rivalidade entra as nações imperialistas.
República de Weimar
Conheça as principais características da República de Weimar, que foi promulgada na Alemanha, em 1919.
Trégua de Natal na Primeira Guerra
Saiba mais sobre a chamada Trégua de Natal na Primeira Guerra, que ocorreu nas imediações de Ypres, Bélgica.
A vida nas trincheiras durante a Primeira Guerra
Saiba como era a vida nas trincheiras durante a Primeira Guerra e perceba que os soldados dos exércitos rivais não eram os únicos inimigos dos combatentes.
Tratado de Versalhes
Clique e acesse este texto para saber o que foi o Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico em que surgiu e veja suas principais imposições à Alemanha!
Brasil na Primeira Guerra Mundial
Saiba como aconteceu a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial e o que isso significou para o país à época.
Os 14 pontos de Wilson
O tratado que ofereceu uma “paz sem vencedores”.
RECOMENDADOS PARA VOCÊ
EnemVideoaulas
Portugal
Mais uma instituição portuguesa aceitará a nota do Enem. Agora são 48 no total!
Redação nota 1000
Saiba como estudante superou o medo da redação e alcançou nota máxima no exame.
Explicação:
Resposta: A Primeira Guerra Mundial causou profundas transformações no cenário político, social e econômico mundial. Segundo algumas estimativas, os diversos confrontos ocorridos ao longo desses quatro anos foram responsáveis pela morte de cerca de oito milhões de pessoas
Explicação: