• Matéria: Geografia
  • Autor: benotalways
  • Perguntado 6 anos atrás

"Nos últimos anos, monumentos têm sido alvos de protestos em vários países africanos. Na capital da Namíbia, Windhoek, a estátua equestre de um soldado alemão foi removida do espaço público. A mudança do nome de escolas e de outras instituições públicas, de praças, de ruas e de avenidas também faz parte desse movimento cívico que mobiliza a memória e a história coletiva em várias cidades do continente africano."

O movimento cívico abordado no excerto remete, geopoliticamente:

a- ao feudalismo
b- à comuna popular
c- à guerra fria
d- à colonização europeia

Respostas

respondido por: marlonfeitosa2006
23

Resposta: letra d

Explicação:

respondido por: leidimatias
10

O movimento cívico abordado remete, geopoliticamente à colonização europeia, ou seja, a resposta correta é a letra D.

Para chegar a essa resposta deve-se ter em mente que o monumento citado no enxerto da questão - a estátua do soldado alemão - e diversos nomes de escolas, instituições, praças e ruas remetem ao passado colonialista da África e seus colonizadores, advindos de diversos países europeus como França, Alemanha, Bélgica e Portugal, entre outros.  

O objetivo da colonização europeia na África foi diferente em momentos diversos. Até o início do séc. XIX, a ocupação do espaço Africano pelos europeus tinha caráter mercantilista, isto é, áreas eram ocupadas com o objetivo de criar entrepostos comerciais para facilitar o comércio de mercadorias e escravos. Essa ocupação era na maioria das vezes feita em áreas litorâneas já que a movimentação de mercadorias era feita na maioria das vezes por via marítima.

A partir da segunda metade do séc. XIX, essa ocupação passou a ter um caráter imperialista, em que países buscavam expandir sua influência na economia mundial anexando novos territórios para encontrar mercados e também mercadorias.

Independente do momento da colonização europeia na África, essa ocupação nunca foi pacífica, sendo um capítulo sangrento e triste da história Africana.  

Dessa forma, a derrubada desses monumentos ou mudança de nomes é visto como um processo de descolonização em muitas sociedades africanas, uma forma de derrubar também os símbolos que de alguma forma representam o passado de violência, escravidão e repressão.

Você pode se interessar também por: https://brainly.com.br/tarefa/45396647

Anexos:
Perguntas similares