6. Fundamento do Futsal que são necessários dois jogadores para executar. Explique as
características desse fundamento
Passe
7. A fase mais rápida dos 200m é a velocidade
Explique essa fase
8. Um dos fundamentos do Futsal. Explique as caracteristicas desse fundamento.
condução
9. Objeto utilizado na largada dos atletas dos 200m. Explique as formas de passagem
Bloco
Respostas
Resposta: 6- Passe
O passe nada mais é do que a forma mais básica de comunicação entre dois jogadores. De acordo com Melo e Melo (2006) o passe é a forma de transportar a bola entre dois ou mais elementos de uma mesma equipe. Para Ferreira (1994) o passe é a "ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor do espaço de jogo". O princípio básico é reter a bola o maior tempo possível, impossibilitando o adversário de tentar concluir uma ação tática ofensiva. O sentido lógico dos passes é envolver o adversário e deixar um atleta em condições de concluir ao gol (Zappa, 1947).
Devemos saber passar a bola a um companheiro de equipe que está em melhor situação a fim de concluir a jogada que se iniciou. Segundo Hargreaves (1990) é a segunda mais importante habilidade do futsal desde que este seja realizado com sucesso. O passe pode ser realizado de várias formas distintas, podendo ser dado com a sola, com a parte externa, com a parte interna, com o peito, com o calcanhar ou ainda com o “bico” do pé (Luxbacher, 1996; Asin, 1969; Borsari, 1989). Complementando o exposto acima Winterbottom (1954) fala que o passe pode ser feito também com a cabeça, em distâncias pequenas ou longas, pelo solo ou pelo ar.
7- Do ponto de vista da física, a velocidade (v) implica na rapidez com que o corpo realiza um deslocamento no espaço. Sendo assim, a velocidade depende de duas variáveis: o espaço (s) percorrido e o tempo (t) que leva para realiza-lo. Podendo ser expresso pela seguinte equação (Manso et al. 1998): Analisando a velocidade sobre uma perspectiva conceitual, fora dos parâmetros determinantes da física ou matemática poderemos encontrar outros conceitos com diversos autores que conceituam a velocidade como sendo:
“A capacidade de realizar uma ação no menor tempo possível” (Delgado, 2002).
“É a capacidade de executar uma ação em o mínimo de tempo possível” (Rius, 1999).
“A velocidade é a medida de quão rápido um atleta pode correr curtas distâncias” (Dintiman et al. 1999
8- Drible : O drible é feito com a posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar pelo adversário. Esse “passar pelo adversário” exigirá, algumas vezes, velocidade, mudança de direção, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente.
Finta : Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. O professor que ensina a fintar tem o objetivo de levar a criança a enganar o seu adversário para receber a bola
9: As corridas podem ser rasas - disputadas em terreno plano - ou de obstáculos. Além disso, a extensão da prova determina o tipo de corrida a ser feito: de velocidade, mais curtas; meio-fundo, mista; e de resistência, mais longas
Explicação: