1. Um pesquisador da vida marinha, encarregado de analisar amostras gástricas de tartarugas marinhas, descobriu em suas coletas a presença de um pequeno cisto presente na nadadeira de uma tartaruga. Intrigado ele coletou amostras e levou ate o laboratório para analisar diretamente no microscópio, tentando compreender se era formado por um organismo procarionte ou eucarionte. Sabendo disso, assinale a alternativa correta quanto as características que poderiam ser observadas por eles: (0,5)
(A) caso o organismo formador do cisto fosse uma bactéria, ele constataria presença de material genético circular e livre no citoplasma celular, presença de uma parede em torno da membrana plasmática e presença de organelas como ribossomo e mitocôndria.
(B) se o cisto fosse formado por um pequeno peixe parasito, seria observado células contendo além de um núcleo organizado protegendo o material genético e organelas membranosas como por exemplo lisossomos e mitocôndrias.
(C) caso o organismo causador da lesão em cisto fosse uma cianobactéria a célula observada apresentaria um núcleo simples, com uma membrana única além de uma membrana plasmática semipermeável e ribossomos em seu citoplasma.
(D) sendo constatado a existência de células eucariontes seria notório a presença de um núcleo no citoplasma além de pequenas invaginações na sua membrana plasmática chamadas mesossomos, que auxiliam no processo de aquisição de energia.
(E) em se tratando de um organismo bacteriano seria observado a ausência de um núcleo verdadeiro, com DNA disperso no citoplasma, protegido, porém por lisossomos originados à partir de proteínas produzidas pelos seus ribossomos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás