Quais são as características do Romantismo encontradas no filme "Orgulho e Preconceito"? Cite quais são e explique-as.
Respostas
Resposta:
Introdução:
O trabalho a seguir pretende analisar a narrativa de Jane Austen, identificando alguns dos aspectos que a tornam única e atemporal. Orgulho e Preconceito é um romance, publicado em 1813, mas originalmente finalizado em 1797 com o título Primeiras Impressões (First Impressions).
A trama se passa na cidade fictícia de Meryton, na província de Hertfordshire, Inglaterra, e tem como foco a relação misteriosa de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, cujas personalidades, peculiares à época, despertam a atenção do leitor logo de início.
Nesse contexto, a análise da obra gira em torno do papel feminino desempenhado por cada uma das personagens, que retratam o comportamento usual da época e, por vezes, também quebram a expectativa desse comportamento, como no caso da protagonista Elizabeth. A temática do enredo aborda temas como a relevância da posição social dos personagens e, principalmente, das características femininas consideradas ideais na Inglaterra do final do século XVIII e início do século XIX.
Essa quebra, está contida no que pode ser identificado como um precedente de questões que farão parte das reivindicações feministas, e que estão presentes na composição discursiva da obra. Para isso, o trabalho apresenta um resumo da obra de Austen, a análise do papel da mulher na Inglaterra do século XVIII e XIX, e discorre também sobre a personalidade da protagonista Lizzie Bennet. O ponto de vista de Viviane de Melo (2006), quando fala sobre a importância de nivelar a linguística com as ciências sociais citando linha de raciocínio de Fairclough, a perspectiva de Maingueneau sobre o interdiscurso, e os estudos de Bakhtin, em Estética da Criação Verbal, sobre a heterogeneidade discursiva são pontos essenciais e que serão utilizados pelo texto para evidenciar a singularidade discursiva da obra.

Nasceu em 1775 na zona rural da Inglaterra, em Hampshire, e cresceu entre famílias abastadas e religiosas. Jane teve seis irmãos e uma irmã da qual era muito próxima; seu pai foi sacerdote, daí se explica sua proximidade com a religiosidade.
A família mudou-se em 1801 e quatro anos depois o pai de Jane faleceu, assim, ela, sua mãe e sua irmã foram morar em uma pequena propriedade cedida por um de seus irmãos. Jane começou a escrever durante a adolescência e aos 17 anos escreveu "Lady Susan"; seu segundo romance foi Orgulho e Preconceito (1797), seguido de Razão e Sensibilidade (1811), tendo emplacado ainda outros romances, como Mansfield Park em 1814.
Jane nunca se casou, a casa em que viveu com a mãe e a irmã teve seu espaço dedicado a um museu. Faleceu em 1817 na cidade de Winchester um ano antes de serem publicadas outras duas obras suas.