Respostas
Resposta:
A Terra é protegida por uma bolha conhecida como "magnetosfera".
Explicação:
À medida que esse vento solar atinge a magnetosfera, os dois conjuntos de linhas de campo magnético ficam emaranhados. Essa interação gera calor e acelera as partículas carregadas trazidas pelo vento solar, enfraquecendo temporariamente o campo magnético do planeta e criando fortes tempestades magnéticas que aparecem como auroras.
Créditos: Olhar Digital (site)
(E sim, sou honesta.)
Resposta:
A Terra é protegida por uma bolha protetora conhecida como magnetosfera, que bloqueia a radiação solar prejudicial. A magnetosfera forma um escudo bloqueando as partículas prejudiciais e desviando-as, essa ação com as partículas solares acumuladas em volta do campo magnético forma os cinturões de Van Allen descoberto em 1959 pelo físico James Van Allen.
Explicação:
Os Cinturões “aprisionam” as partículas carregadas devido ao campo magnético terrestre; o princípio é o seguinte: toda partícula eletricamente carregada sofre a ação de uma força quando passa com certa velocidade e orientação (antiparalela) por um campo magnético; a configuração do campo magnético da Terra é tal que aprisiona essas partículas na região dos Cinturões. Algo interessante de se notar é que o funcionamento dos Cinturões é similar ao de aceleradores de partículas aqui na Terra, sendo que o fato das regiões entre aqueles terem menos partículas carregadas é devido à geometria favorável a acelerá-las (por meio da absorção de ondas de energia) a ponto de serem “ejetadas” a altíssimas velocidades.