3) A expressão “política do café com leite” é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil. Sobre essa política, descreva seu funcionamento?
Respostas
Resposta:
Explicação:
A política do Café com Leite se deu por um acordo entre as Oligarquias estaduais de Minas Gerais e São Paulo e o Governo Federal para que os Presidentes da República fossem apenas paulistas ou mineiros. Essa política recebeu esse devido as principais fontes de renda desses estados o café e o leite.
A política "café com leite" é utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil onde existia a hegemonia do poder entre as duas oligarquias mais fortes: São Paulo e Minas.
Política do Café Com Leite
A política do café com leite era a representação da hegemonia sobre o poder das duas oligarquias mais fortes do Brasil no período da Primeira República, as oligarquias de São Paulo e Minas.
Tinha esse nome pois a oligarquia de São Paulo obtinha seu poder por ser a maior exportadora de café do Brasil, e Minas Gerais por ser a maior produtora de produtos derivados do leite, embora seu poder vinha da organização política oligárquica.
Essas duas oligarquias iam revezando os mandatos, ora era um governante paulista, ora um mineiro. Como as outras oligarquias não possuíam força o suficiente para a quebra dessa política elas vão aceitá-la em troca de favores.
Saiba mais sobre "República do Café com Leite" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27472479
#SPJ2