• Matéria: Química
  • Autor: vondysempre77
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a fórmula estrutural da gasolina?
qual a fórmula estrutural do gás de cozinha?

Respostas

respondido por: jeanndc2654
3

Resposta:

Mas você sabe realmente o que é a gasolina? Se não, vamos conhecê-la agora? Ela é um composto orgânico (apresenta átomos de carbono e hidrogênio em sua constituição), formado por oito átomos de carbono e 18 átomos de hidrogênio, cuja fórmula molecular é C8H18, que se apresenta no estado líquido.

O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões. Mas vamos explicar tudo isso mais detalhadamente.

O refinamento do petróleo por meio de destilação fracionada origina várias frações que possuem amplo uso comercial. Entre essas frações, há o GLP, que é composto dos gases propano (hidrocarboneto com três átomos de carbono) e butano (hidrocarboneto com quatro átomos de carbono).

H3C ─ CH2 ─ CH3              H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH3

Propano                             Butano      

Os gases propano e butano são os principais componentes do gás de cozinha, sendo altamente inflamáveis, inodoros e incolores. Mas se eles não possuem cheiro, por que nós logo sentimos um odor característico quando o gás de cozinha está vazando?

Na verdade, esse cheiro que nós sentimos não é nem do propano nem do butano, mas sim de substâncias de enxofre (tiocompostos ou compostos sulfurados), mais especificadamente do grupo dos tióis, também chamados de mercaptanas. Essas substâncias que são adicionadas ao gás de cozinha possuem um odor extremamente desagradável e podem ser detectadas prontamente pelo consumidor mesmo em baixas concentrações. Esse alerta diminui o risco de acidentes. Geralmente, entre os tióis utilizados, há o etanotiol, o butan-1-tiol e o 1,1-dimetiletanotiol. Eles são mostrados a seguir:

                                                                                                           CH3

                                                                                                           │

H3C ─ CH2 ─ SH                H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ SH                     H3C ─ C ─ SH

etanotiol                                      butan-1-tiol                                          │

                                                                                                           CH3

                                                                                                     1,1-dimetiletanotiol

Perguntas similares