Leia a notícia a seguir, publicada no portal do jornal O Globo, em 24 de setembro de 2014.
Para comemorar o Rosh Hashaná, a chegada do ano 5775 no calendário judaico, no início da tarde desta quarta-feira, restaurantes e chocolaterias preparam comidas típicas e quitutes especiais. Em destaque, os guefilte fish (bolinhos de peixe com raiz forte); varenikes (massa leve, cozida e recheada de batata com molho de creme de leite e cebolas fritas); frutas secas, incluindo a maçã (que simboliza um ano doce); o fluden (massa folhada, nozes, damasco e passas) são algumas das pedidas que não podem ficar de fora.
Como é possível comemorar a chegada do ano 5775 em 2014?
Respostas
Resposta:
Simples: Pertencemos a uma sociedade que se baseia em um calendário específico que situa-se utilizando como marco essencial o A.C e D.C ( Antes e depois de Cristo )
O calendário Judaico não tem os mesmos fundamentos, embora eles não se afastem e vivam uma sociedade paralela a nossa; simbolicamente comemoram o calendário Judaico, que é mais antigo que o Romano.
Resposta:
É possível esta comemoração porque a contagem do tempo, pelo calendário judaico é diferente da contagem cristã. Os judeus contam o início do ano 1 como sendo o da criação do mundo; os cristãos, como o do nascimento de Cristo. Embora essa existência fosse simultânea (ao mesmo tempo), os judeus viviam o ano 5575 enquanto os cristãos estavam vivendo o ano 2014.
Explicação:
esta no gabarito do plurall