Na educação brasileira, além dos níveis e etapas, há as modalidades de educação que estão relacionadas à maneira como serão ensinadas, de modo a atender às especificidades da população brasileira. Em relação ao trabalho desenvolvido por essas diversas modalidades, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A Educação Especial caracteriza-se pelo uso de tecnologias de informação e comunicação, tornando o conhecimento mais acessível.
Alternativa 2:
A Educação Indígena é a modalidade que poderá ser ministrada nas línguas nativas, em que o português passará a ser a segunda língua.
Alternativa 3:
A Educação de Jovens e Adultos é aquela ofertada apenas para os jovens e adultos que finalizaram o Ensino Fundamental I e II no ensino regular.
Alternativa 4:
A Educação à Distância atende às demandas das populações que vivem nas zonas rurais e leva ao campo as mesmas perspectivas que se enxergam nas cidades.
Alternativa 5:
A Educação do Campo é ofertada, preferencialmente, na rede regular de ensino, para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento de altas habilidades ou superdotação.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
A educação no campo é ofertada para todos os habitantes do campo, não somente para portadores de deficiência etc. A EAD não leva ao campo as mesmas perspectivas que se enxergam na cidade, pois no campo a abordagem se faz de acordo com a realidade ali apresentada. A EAD é ofertada para todas as pessoas maiores de idade que não frequentaram a escola independente do grau de ensino. A LDB não cita nenhum artigo ou referência em que a língua nativa seja a preferencial, inclusive o portugês é bem abordado no ensino fundamental.
Resposta: Alternativa 2: A Educação Indígena é a modalidade que poderá ser ministrada nas línguas nativas, em que o português passará a ser a segunda língua.
Explicação: Página 134 do livro:
Caro(a) aluno(a), é importante analisar, também que, em relação a esse grupo, além de ministrar as aulas em línguas nativas, deixando a língua portuguesa como a segunda língua, é necessário promover sua inclusão, utilizando recursos diferenciados, dentre eles materiais específicos, voltados para a realidade em que vivem.
escolas indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngüe, visando à valorização plena das
culturas dos povos indígenas e a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica (BR. Sendo assim e correto afirmar alternativa 1 pag 133.
A Educação Indígena é a modalidade que poderá ser ministrada nas línguas nativas, em que o português passará a ser a segunda língua.