• Matéria: Direito
  • Autor: darioapeixoto23
  • Perguntado 6 anos atrás

Trata-se da ação que tem como objetivo: a) evitar ou reparar lesão a preceito fundamental decorrente de ato ou omissão do Poder Público; b) quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.

Assinale a alternativa compatível com a descrição acima exposta:

Escolha uma:
a.
Ação Declaratória de Constitucionalidade

b.
Ação anulatória de constitucionalidade.

c.
Arguição de descumprimento de preceito fundamental.

d.
Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão.

e.
Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Respostas

respondido por: ennycampos
38

Resposta:

arguição de descumprimento de preceito fundamental.

Corrigida pelo AVA

respondido por: wilsonprado6152
11

Resposta:

c.   Arguição de descumprimento de preceito fundamental.

Explicação:

A Constituição Federal de 1988 criou no sistema de controle de constitucionalidade a argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), uma inovação introduzida pelo legislador constitucional, no artigo 102, parágrafo único. Com a Emenda Constitucional nº 03/93, ocorreu um acréscimo de parágrafos ao artigo 102 da Carta Magna, e a argüição de descumprimento de preceito fundamental passou a ser tratada em seu artigo 102, §1º, da seguinte forma:

Art. 102, § 1º."A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei".

Em razão do termo “na forma da lei”, o STF entendeu que esta norma constitucional era de eficácia limitada, dependente, portanto, de norma regulamentadora. Em 3 de dezembro de 1999 foi sancionada a Lei 9.882, que dispõe sobre o rito da ADPF.

Perguntas similares