• Matéria: História
  • Autor: anonnni
  • Perguntado 7 anos atrás

3. Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:
I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética;
II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países;
III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética;
IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.
Estão corretas APENAS as proposições:
a) II e IV
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I e III
e) I, II e IV

Respostas

respondido por: Anquietta
7

Resposta:

c) II, III e IV

Explicação:

Corrigido

respondido por: nikally
2

Resposta:

letra C

Explicação:

I. Falso – durante a Guerra Fria não houve confronto direto entre EUA e URSS.

II. Verdadeiro – os Estados Unidos incentivaram a ocorrência de ditaduras em toda a América Latina para afastar a influência socialista sobre a região. O maior exemplo foi o caso do Chile, em que o presidente socialista eleito, Salvador Allende, morreu durante um golpe militar liderado por Augusto Pinochet e apoiado pelos EUA na década de 1970.

III – Verdadeiro – Não houve conflitos diretos durante a Guerra Fria, mas intervenções de EUA e URSS em vários conflitos do mundo. A Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia e outros conflitos, como a guerra entre URSS e Afeganistão, são exemplos dessa disputa indireta.

IV – Verdadeiro – Um exemplo muito claro disso foi a ditadura implantada no Brasil a partir de 1964, apoiada pelos Estados Unidos.

Voltar a questão

Perguntas similares