quais os principais valorizados pelos renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada??
Respostas
As obras renascentistas se iniciaram logo após a modernidade, como uma contrariedade à Idade Média, um período que era conhecido pela linha teocêntrica. A Idade Moderna apresenta diferenças em relação à Idade Média, devido a diferença em relação ao foco das coisas.
Sendo portanto, uma importante característica do renascentismo. Em que a cultura pagã, como por exemplo, a cultura grega, é retomada como fundamento para as obras. Tendo grande valorização em toda a Europa.
Resposta:
Questão 1
Letra b
Questão 2
a) Os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas remontam ao que era apreciado na Grécia e em Roma, durante a Antiguidade Clássica, como o racionalismo, o espírito crítico e o naturalismo. Os principais locais desta produção artística do século XVI foram as cidades italianas, como Florença, estendendo-se posteriormente ao restante da Europa.
b) Entre os pintores temos Leonardo da Vinci, que pintou a “Última Ceia” e a “Monalisa”, e Michelangelo autor das pinturas das paredes da Capela Cistina em Milão. Entre os arquitetos, podemos citar Fillipo Brunelleschi, que projetou a Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença, e Donato Bramante, cuja principal realização foi a catedral de São Pedro no Vaticano.
Questão 3
Letra c.
O plano reto e os motivos religiosos eram uma característica artística da arte na Idade Média, dominada principalmente pela Igreja Católica. A arte renascentista surge em oposição ao que foi produzido pelos artistas medievais, adotando a razão e a utilização da matemática na elaboração de suas obras, resultando no uso da perspectiva de fundo nas pinturas. Além disso, o homem era o tema principal destes artistas, daí o motivo de caracterizar esta arte como antropocêntrica.
Questão 4
Letra c.
A visão de mundo do renascentismo passou a ser pautada na razão e no conhecimento produzido pela experiência do ser humano, como indica a citação de Leonardo da Vinci no início da questão. Por ser um movimento cultural de ruptura, a visão destes artistas era contrária à apregoada pela Igreja Católica durante o período medieval.
Explicação: