Respostas
Resposta:
Última opção (ao fortalecimento do Estado...)
Explicação:
- A primeira alternativa incorreta, fala justamente dos ideais da burguesia que eram defendidos por esse movimento
- Segunda alternativa seria possível, entretanto entendemos a Reforma Protestante como um movimento de origem política, influenciado pela ascenção da burguesia, sendo a questão religiosa apenas um pano de fundo.
- Terceira alternativa incorreta, a livre interpretação da bíblia nunca foi defendida pela igreja católica, e sim era um ideal protestante.
- Ultima alternativa entendo como correta. O Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores. Era justamente contra este Estado que a burguesia mercante se rebelou, uma vez que não havia espaço para a classe social daqueles que enriqueceram com o trabalho / comércio (lembre-se de que os nobres não trabalhavam).
Ao meu ver esta questão está um pouco confusa, pois não podemos dissociar a questão política da questão religiosa. Eu marcaria a última alternativa, mas é possível que o professor não tenha essa visão e diga que a certa é a B. O mais imprtante é voce entender a revolução francesa como uma Revolução Burguesa, e a reforma protestante é justamente para romper com a igreja católica que apoiava a "antiga' nobreza. Por esse motivo que os protestantes valorizam o trabalho ("aquele que não trabalha também não deve comer - Paulo) enquanto os católicos valorizavam a pobreza (para acalmar os ânimos dos servos).
obs: Preciso de avaliações "Melhor resposta" para subir de nivel no Brainly o que me motiva a ajudar mais pessoas. Por favor se possível marque esta resposta como a melhor resposta.