Respostas
Resposta:
A revolução industrial mudou profundamente a figura do mundo, provocando a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e transferindo o centro dos negócios da agricultura para a indústria. O período da industrialização foi fundamental para o aparecimento da teoria administrativa. Na atual conjuntura do mundo onde há mudanças repentinas e incertezas, a Administração tem papel importante na atividade humana. Atualmente as tarefas são gerenciar pessoas e recursos disponíveis de maneira eficaz e eficiente, mas essas não eram as tarefas do administrador.
A Administração sofreu varias influencias ao longo dos anos para chegar aos dias atuais. Sofreu influencia Filosófica, influencia da Igreja Católica, influencia da Organização Militar e influencia da Revolução Indústria para citar as mais importantes (Chiavenato, 2000). O século XX foi o palco de grandes realizações em todos os campos e a Administração não é uma exceção. Apesar das empresas e suas gestões existirem de formas embrionárias desde os primórdios dos tempos, os estudos científicos dos métodos de gestão vieram a serem estudos somente em 1903. Sempre em compasso com acontecimentos do ambiente, posto que a organização nele se insira, a Administração se propôs a acompanhar a democratização das relações sociais e a complexidade das empresas modernas, resultado das novas mudanças e da intensificação das comunicações.
Este foi o quadro de referência que permitiu o surgimento da Administração Participativa, visando a encontrar nos próprios recursos humanos o parceiro ideal para o desenvolvimento da organização. Segundo o autor Ademir A. Ferreira, a recuperação vertiginosa do Japão no pós-guerra suscitou o desejo das empresas ocidentais de aprender um pouco mais acerca da forma de gestão oriental. Como resultado de estudos a respeito, a Administração Japonesa se transformou já há algum tempo em um modelo para organizações de todo o mundo e causou significativas mudanças na forma de abordar tanto o processo administrativo quanto o processo produtivo do setor industrial, sendo rapidamente absorvido por todos os outros setores empresariais.
A administração holística, a administração empreendedora, a organização virtual e a reengenharia, mais do que uma prescrição moderna para a gestão empresarial, representam uma inovação significativa na forma de enfrentar a integração dos objetivos organizacionais com o ambiente dos negócios. Continuando, o autor cita que tais propostas tem despertado um extraordinário interessa por parte dos empresários e consultores, ansiosos por validar os princípios dos métodos empregados e obter os resultados potenciais enunciados por seus criadores. Em um futuro próximo essas novidades dos anos recentes provavelmente estarão incorporando à teoria de administração, aumentando o arcabouço de técnicas e instrumentos à disposição do administrador para efetivar os processos de mudanças necessárias à permanente atualização da gestão empresarial.