1. O que é Ética e Moral? Conceitue as duas. *
Sua resposta
2. Dê um exemplo da relação/utilização da Ética e da Moral em nosso dia-a-dia. *
Sua resposta
3. Quem era Aristóteles na História do mundo grego? *
Sua resposta
4. No assunto: Ética e Felicidade, é citado o filósofo Aristóteles e alguns de seus termos. Um deles é virtude. Como podemos conceituar virtude em Aristóteles? *
Sua resposta
5. Ainda no assunto anterior, como Aristóteles concebe a Felicidade? *
Sua resposta
6. Para Aristóteles, qual é a relação de virtude e Felicidade? *
Sua resposta
7. Para os estóicos, que características deve possuir um homem virtuoso? *
Sua resposta
8. Em A Polis e a Felicidade, ficamos sabendo de algumas características da cidadania grega. Que para ser um cidadão grego precisa ter alguns requisitos. Descreva-os. *
Sua resposta
9. De que forma se justifica a cidadania em nossa sociedade? *
Sua resposta
10. O que mudou e o que permanece em relação à Antiguidade grega?
Respostas
1- Ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral.
Moral é, por sua vez, o costume ou hábito de um povo, de uma sociedade, ou seja, de determinados povos em tempos determinados. A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são renovados periodicamente e de acordo com o local em que são observados.
2- Moral: Normas de conduta em relação ao sexo e à sexualidade
A moral, por sofrer influência da religião, pode tratar o sexo e a sexualidade de diferentes maneiras.
→ Exemplos de ética
Respeitar as leis que sejam justas;
Procurar agir com justiça;
Não se apropriar, indevidamente, do que não é seu;
Não prejudicar os outros;
Respeitar o convívio social.
3-Aristóteles foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.
4 - Para Aristóteles, a virtude é um sentimento que nasce junto com um indivíduo, ou seja, faz parte de um ser.
5-Para Aristóteles, a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano e, por isso, suas ações serão em direção a esse fim. Para alcançar a felicidade, o ser humano precisa pautar suas ações na prática de ações virtuosas.
6- A felicidade e a finalidade precípua no ser humano, todo homem e mulher vive constantemente em busca da felicidade e procurando fugir da dor, a virtude por outro lado, diz respeito ao que o ser humano traz consigo, a sua bagagem, sua forma de agir e se apresentar ao mundo, e o ato de fazer o bem, possuir uma excelência moral, assim sendo a relação aqui existe pode se dizer que é complementação, um completa o outro.
7 - A ética aristotélica inicia - se com o estabelecimento da noção da felicidade. Neste sentido, pode ser considerada uma ética eudemonista por buscar o que é o bem agir em escala humana, segundo a virtude.
8-Nem todos os Homens poderiam ser cidadãos gregos, havia restrições que reduzia a um pequeno número o privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras – homens livres para os negócios públicos. Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros.
9- Todo cidadão tem o direito de ir e vir, e respeitar regras, é a obrigação de todo cidadão civilizado.
10- O pensamento! a dialética!
Paulo apóstolo por exemplo, pensa como grego, se expressava jeito judeu, e agia como cristão