• Matéria: Filosofia
  • Autor: nicolybarroso13
  • Perguntado 6 anos atrás

Platão resumo sobre tudo

Respostas

respondido por: claragdc
5

Resposta:Platão criou a Teoria das Ideias e foi discípulo de Sócrates, tendo escrito os diálogos socráticos, que influenciam o mundo até hoje.

Discípulo de Sócrates, Platão foi um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. O pensador grego deu continuidade à obra de seu mestre, tendo acrescentado suas próprias ideias, o que resultou na Teoria Idealista, ou o Idealismo Platônico.

Podendo ser considerado o primeiro filósofo idealista, Platão criou uma teoria baseada em uma divisão binária do conhecimento: conhecimento inteligível e conhecimento sensível. O conhecimento sensível é aquele que obtemos por meio dos sentidos do corpo, é o conhecimento prático do mundo. O conhecimento inteligível é o que obtemos apenas por meio do nosso intelecto, que pode acessar à instância superior, chamada por Platão de Mundo das Ideias, permitindo-nos entender as Formas ou Ideias puras de todas as coisas que existem no mundo. Os objetos do mundo seriam, para Platão, apenas cópias imperfeitas das Ideias, já essas seriam perfeitas.

Explicação:

Principais ideias

→ Dialética

Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver, com clareza, uma teoria dialética. Com inspiração em Parmênides, o pensador desenvolveu uma teoria argumentativa baseada na extração de uma conclusão (síntese), a partir de dois argumentos anteriores (tese e antítese).

→ Idealismo

Sendo totalmente inédito, o Idealismo marcou a filosofia platônica por distinguir o conhecimento sensível do conhecimento inteligível, partindo do pressuposto de que existiam duas estâncias diferentes, passíveis de serem conhecidas: o Mundo das Ideias e o mundo material, que seria o nosso mundo comum.

Segundo o pensador, apenas o Mundo das Ideias forneceria um conhecimento verdadeiro, seguro e infinito sobre tudo o que existe.

→ Política

Platão foi crítico da democracia ateniense por julgar que, somente os mais aptos, deveriam participar do governo da pólis. O pensador desenvolveu uma teoria baseada nas aptidões das pessoas que, estando conjugadas com o seu caráter (personalidade), permitiria a elas desenvolver certas tarefas com precisão e habilidade.

Segundo Platão, as pessoas aptas a governarem eram as de caráter racional, pois essas saberiam agir com justiça e moderação nas horas necessárias. Portanto, os governantes ideais, segundo o pensador, eram os filósofos, formando o que ele chamou de “reis filósofos”.

Perguntas similares