O pensamento político e econômico europeu, em fins do século XVII e no século XVIII, apresentou uma vertente de crítica ao Absolutismo e ao Mercantilismo, predominantes na Europa, na Idade Moderna. Qual das ideias abaixo caracteriza essa nova corrente de pensamento? *
O Estado, simples guardião da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades públicas e as propriedades dos cidadãos.
O poder do soberano era ilimitado, porque fora fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos para evitar a anarquia e a violência do estado natural.
O Estado, com função de polícia e justiça, deve ser governado por um rei, cuja autoridade é sagrada e absoluta porque emana de Deus.
A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações.
É necessária a regulamentação minuciosa de todos os aspectos da vida econômica para garantir a prosperidade nacional e o acúmulo metalista.
Respostas
respondido por:
86
Resposta:
letra A
Explicação:
O pensamento aludido no enunciado é o liberal. O liberalismo desferiu críticas contundentes contra a forma de condução da política econômica operada pelo Absolutismo e expressa no conceito de Mercantilismo. O Mercantilismo era caracterizado, politicamente, pelo intervencionismo do Estado nas trocas econômicas, fato que era repudiado pelos liberais.
respondido por:
19
Resposta:
letra a
Explicação:
confia na call
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás