Análise a música ''Todo camburão tem um pouco de navio negreiro"
Elabore uma explicação para a comparação que a letra da música faz.
ME AJUDEM PFVV EU PRECISO DISSO PRA HOJE AINDA
Respostas
Resposta:
O que há de comum entre um guerrilheiro vietcong em combate contra o exército norte-americano, o mais poderoso da Terra, na guerra do Vietnã, na década de 1960, e um jovem negro que mora em uma periferia de São Paulo, hoje?
Ambos morrem cedo, muito cedo, com vantagem para o guerrilheiro vietcong. Enquanto um combatente no Vietnã, enfrentando a maior potência militar do planeta, tinha uma expectativa média de vida de oito anos, o jovem negro do Capão Redondo não deve esperar viver mais do que cinco, a partir do momento em que passa a pertencer aos quadros dos soldados do tráfico.
Quando a Globo mostrou, num domingo, no “Fantástico”, o documentário “Falcão – Soldados do Tráfico”, de MV Bil, a estatística pôde ser comprovada: de todos os meninos entrevistados no documentário, gravado no curto período de menos de um ano, nas principais regiões metropolitanas brasileiras, apenas um sobreviveu para contar a história.
Nascer negro, no Brasil, como se vê, não significa apenas ser candidato a viver nos piores indicadores de carência e pobreza, ganhar cerca de 54% menos, não freqüentar escolas públicas de qualidade e estar condenado a condições subalternas. Significa, principalmente: morrer mais cedo.
A musica fala sobre como o negro sofre em meio da sociedade, em meio do sistema. A maldade que o policial "o lado bom" vê a maldade, e o negro não sabe se ele só veio com a maldade de o machucar, e a maldade como o negro olha o policial é só consequencia.