• Matéria: Sociologia
  • Autor: booblenoble
  • Perguntado 7 anos atrás

explique sobre as relações de poder cotidianas como normalmente são resolvidas, de exemplo​

Respostas

respondido por: marizadias0605
1

Resposta:

O Poder se expressa nas diversas relações sociais, assim, pode-se falar, que onde existem Relações de Poder, existe a política. Por sua vez, a política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, como também, em um sentido mais amplo, e não menos importante, em outras dimensões da vida social.

Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. Esse desejo estabelece uma relação de dependência de indíviduos ou grupos em relação a outros. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação a A. Essa dependência aumenta à medida que o controle de B sobre o que é desejado por A aumenta.[1]

Charles de Secondat, o barão de Montesquieu, afirmou que sem um princípio de contenção e equilíbrio de poder, o mundo está constantemente em risco. Ficou mundialmente conhecido pelo seu princípio da Separação de poderes[2] :

A separação de poderes deve ser em grau tal, que qualquer dos ramos pode operar sem restrições excessivas dos outros, mas a interdependência entre eles também devem estar em grau tal, que um único ramo não possa excluir os outros em suas decisões. (Montesquieu 1750)

respondido por: rafaelalvess97
1

Resposta:

relações de poder se dão quando um individuo se submete a outro devido a algum desejo ou nessecidade:

entendido pela perspectiva de Weber, como a “probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”, sendo assim, Weber demonstra que o poder pode estar em qualquer ambiente social, desde sua escola, até na sua relação familiar e domiciliar.

Explicação:

a relação docente e discente , professor/aluno

Perguntas similares