• Matéria: Física
  • Autor: rayhalick7
  • Perguntado 6 anos atrás



01. (Enem) Uma pessoa abre sua geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual. A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o (a): *

RESPOSTA: d) pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa.

02. A gasolina é vendida por litro, mas, em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos, teríamos as possibilidades I, II e III. Destas considerações, somente: *

Imagem sem legenda

RESPOSTA: e) II e III são corretas.

ESTA CERTO NO CLASSROOM

Respostas

respondido por: juuvs12
173

Resposta:

1- letra d) pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa.

2- letra e) II e III são corretas.


gregosBr: Pode confiar aki que esta bem certa
juuvs12: estão sim, resposta do classroom
respondido por: Anônimo
11

Utilizando conceitos de transformações gasosas e termodinâmica, temos que:

  • 1) A pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa, letra D.
  • 2) II e III são corretas, letra E.

Explicação:

1)

Para qualquer gás, e isto inclui o ar ambiente, podemos relacionar uma transformação de macroestados neste da forma:

\frac{P_i\cdot V_i}{T_1}=Constante

Ou seja, um valor de pressão inicial Pi multiplicado por um valor de volume inicial Vi divididos por um valor de temperatura Ti são sempre iguais a um valor constante.

Com isso em mente vamos analisar a nossa situação dada.

Quando abrimos a geladeira, estamos deixando uma grande quantidade de ar quente entrar nela, e a partir do momento que fechamos a geladeira temos um novo sistema isolado onde a temperatura inicial Ti é o ar quente.

Como a função da geladeira é diminuir esta temperatura, isto é exatamente o que ela irá fazer, diminuindo a temperatura Ti dentro da geladeira, porém note que a nossa equação:

\frac{P_i\cdot V_i}{T_1}=Constante

Tem que continuar sendo constante, mas se a temperatura Ti diminuir, então todo mundo vai aumentar, pois Ti está dividindo a equação. Para esta equação continuar sendo constante, alguns do valores de cima devem diminuir para compensar este aumento da constante, porém não pode ser o volume, pois o volume dentro da geladeira é sempre o mesmo já que a geladeira não fica aumentando e diminuindo, logo, o que sobra é a pressão Pi dentro da geladeira diminuir.

Com a pressão dentro da geladeira sendo menor que a pressão externa, temos que a pressão externa "força" a porta da geladeira fechada, até que esta se estabilize novamente.

Assim a respostas é que a pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa, letra D.

2)

Da mesma forma que a questão anterior, a gasolina também está sob efeito da equação:

\frac{P_i\cdot V_i}{T_1}=Constante

Porém desta vez é a pressão que não irá variar, pois como a gasolina está aberta, está está sempre sobre a pressão da atmosfera, tendo isto em mente, sempre que a temperatura Ti aumenta, diminuindo a constante total, então o volume Vi deve aumentar também para compensar a constante.

Com isso em mente vamos as afirmativas:

I - Voce levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia , pois estaria comprando mais massa por litro de combustivel.

Falso, pois em dias quentes você irá levar um volume maior, mas a massa de gasolina, que é o importante na queima de combustivel, não muda no total, ou seja, a densidade nesses dias diminui, então você estará levando menos massa de combustível.

II - Abastecendo com a temperatura mais baixa,voce estaria comprando mais massa de combustivel para cada litro.

Verdadeiro, pois em dias frias, o volume é menor e portanto a densidade de combustível neste recipiente é maior, assim para cada litro de gasolina teremos mais massa de combustível e portanto você estaria comprando mais massa.

III - Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Verdadeiro, este problema de dilatação só é existente devido ao fato de medidores de combustíveis serem baseados em volumes, mas como o processo de queima de combustível só depende da massa dele, se fosse vendido o mesmo em unidades de massa, como o Kg, então o problema estaria resolvido.

Neste caso as afirmativas corretas são a II e a III, letra E.

Para mais questões sobre termodinâmica, recomendo checar:

https://brainly.com.br/tarefa/38842101

https://brainly.com.br/tarefa/35785890

Anexos:
Perguntas similares