1) "O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria, etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico."
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate. In: Projeto História, São Paulo, (16), fev. 1998, p. 176.
O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava aos governantes do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba?
1 ponto
2) Qual era o objetivo central do programa “A Hora do Brasil”, criado no governo de Getúlio Vargas?
1 ponto
3) Qual estilo musical foi valorizado durante o governo de Getúlio Vargas, como música típica brasileira?
1 ponto
a) Rock.
b) Samba.
c) Tango.
d) Funk.
Respostas
Resposta:
1) O samba e o carnaval, como elementos da cultura popular urbana, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
2) Durante o período do Estado Novo, da Era Vargas, o Getúlio criou, também, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) a fim de enaltecer a imagem de seu regime político. Como o rádio era uns dos principais meios de comunicação, “A Hora do Brasil” começou a ser obrigatória em todas as rádios para que fosse propagado a imagem perfeita — e unicamente perfeita, pois tinha posse desse — de seu regime autoritário. Resumindo, a DIP foi criada para que toda a população brasileira tivesse a imagem de que o regime ditatorial não tinha erros, e fosse completamente perfeito.
3) Samba
1 - Considerando a política cultural do Estado Novo, temos que o principal interesse do conhecimento histórico como quesito de julgamento das escolas de samba é ser controlado pelo estado para a identidade brasileira.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
2 - O principal papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45) era tornar maior os atos governamentais, para dar estímulo a figura do presidente, através do controle dos meios de comunicação, e de ser um instrumento de censura e promoção de eventos culturais que deveriam promover a imagem de Getúlio Vargas.
3 - A afirmativa correta é a letra b) Samba.
O estilo musical que passou por valorização durante o governo de Getúlio Vargas para se tornar um gênero da música típica brasileira foi o samba.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!