Respostas
Resposta:
1. Pintura, desenho e colagem
Uma clássica, certo? Mas ainda assim muito eficaz. A chance dos pequenos se expressarem através de uma das muitas vertentes da arte ajuda não só no estímulo criativo como igualmente na autoestima.
E se a tinta for cansativo, então trabalhe com colagens. Explore junto com eles temáticas interessantes do cotidiano ou imaginário e peça para que estes criem suas peças artísticas baseados nisso.
Dependendo da idade já é possível trabalhar a elaboração de pinturas e desenhos mais direcionados ou de preenchimento. Contudo, independente da escolha, o que vale é permitir aos pequenos igualmente exponham o que produziram em cantos importantes e visíveis da sala.
2. “Quem é você?”
Essa atividade lúdica é uma maravilha! Aqui precisam ser disponibilizadas peças de roupas e acessórios para as crianças se vestirem e se apresentarem como personagens, profissões ou pessoas que elas conhecem. Deixe elas livres para que a imaginação consiga fluir.
Depois peça que se apresentem para a sala um ou dois por vez. Se fizer em casa, basta adaptar para a que elas descubram mais de um personagem naquele meio. Vale usar fantasia também!
Essa atividade ajuda na compreensão do mundo adulto, dos desejos pelas profissões e na interação social. Ainda mais, estimula o autocuidado com o ato de vestir-se, além de instruir a isso.
3. Alfabeto das frutas
Vamos brincar e aprender sobre o alfabeto e frutas diferentes! Essa é super simples de ser feita, fora que é rápida e dinâmica. Perfeita para aquela aula de português introdutório, ou ensino em casa. Tudo que o professor precisa fazer é falar, uma por uma, as letras que compõem o alfabeto e pedir que os alunos falem uma fruta que comece com aquela letra. Por exemplo:
A – abacate;
B – banana;
C – caju;
D – damasco;
Além de poderem falar MUITO e rirem com seus amiguinhos, as crianças vão ganhar novas palavras, enriquecendo assim o vocabulário. E que tal dar uma aprimorada na brincadeira? Leve algumas das frutas inteiras e/ou cortadinhas para servir. Brincando e ativando assim os sentidos do pequenos.
Vale lembrar que frutas é apenas uma das muitas temáticas que dá para brincar com o alfabeto!
Explicação:
PLANEJAMENTO PRÉ-1. A Educação Infantil caracteriza-se como uma fase na qual o trabalho docente deve construir no educando uma base forte, ou seja, promover seu desenvolvimento cognitivo e motor de modo que ele esteja preparado para enfrentar os desafios das fases escolares posteriores.