(ENEM 2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho. RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado). *
1 ponto
A)Criação de novos ofícios
B) Erradicação da atividade informal
C) Redução da desigualdade de gênero
D) Fragilização da representação sindical
E) Ampliação de direitos sociais
Respostas
você esqueceu do enunciado:
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
o texto apresentado relaciona as atividades manuais e domésticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário". assim, podemos concluir que a legislação recente que buscou extinguir esse tipo de visão foi, por exemplo, a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.
a alternativa correta é a letra E - ampliação dos direitos sociais.
A alternativa E está correta.
Neste aspecto a busca pela ampliação dos direitos sociais está na busca pelo fim das mazelas contra as minorias e por isso a cultura pode ser observada como um conjunto de crenças, valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo.
Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
Além disso, a cultura como vemos, pode ser diferente para outros grupos, porém, somos todos seres sociais que devem ser vistos em igualdade, sem discriminação por raça, etnia, região ou crença.