Respostas
Resposta:
Independentemente proposta pelo psicólogo William James e pelo fisiologista Carl Lange, a teoria da emoção de James-Lange sugere que as emoções ocorrem como resultado de reações fisiológicas aos eventos. Esta teoria sugere que quando você vê um estímulo externo ele leva a uma reação fisiológica.
Resposta: Comportamentos conscientes relativamente automáticos aos estímulos externos, sendo a ação física ligada a órgãos viscerais internos, como coração, estômago e vasos sanguíneos, que provocará uma alteração interna percebida como uma emoção.
Explicação: A emoção começou a ser estudada por Willian James (1842–1910), psicólogo considerado o pai da psicologia americana. Em seu artigo de 1884, Whats is an emotion?, lançou o tema da emoção, que na atualidade voltou a ter destaque em função das novas pesquisas sobre o cérebro, demonstrando que James se aproximou muito do que hoje se conhece sobre os aspectos cognitivos, segundo Nascimento (2013). Para James, as emoções são comportamentos conscientes relativamente automáticos aos estímulos externos, sendo a ação física ligada aos órgãos viscerais internos como o coração, estômago e vasos sanguíneos, que provocarão uma alteração interna que é percebida como uma emoção. Essa teoria de James foi alicerçada pelo movimento behaviorista, na primeira metade do século XX, na qual a origem do comportamento seria externa e observável, não considerando os processos mentais internos.