• Matéria: Geografia
  • Autor: jubiscreudauu
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto a seguir, sobre os conflitos envolvendo o interesse dos países pelo petróleo.

O petróleo era desprezado pelos povos do Oriente Médio na época em que Jesus Cristo andava por lá. Por causa do mau cheiro, não era usado nem em lamparinas. Hoje, países são capazes de ir à guerra por ele. Os EUA, donos da maior economia do mundo (e a mais dependente do combustível também), perceberam a importância de manter algum controle sobre as principais regiões produtoras desde o início do século passado. Na década de 1930, estabeleceram suas primeiras alianças com os países do Golfo Pérsico – entre eles a Arábia Saudita. Algum tempo depois, partiram para as reservas da África, acompanhados de franceses, belgas e britânicos. Direta ou indiretamente, essas potências ocidentais e suas empresas petrolíferas acabam financiando os conflitos travados entre governos corruptos e grupos rebeldes. A China é a mais nova potência econômica a entrar na disputa pelo “ouro negro”. O país já participa da prospecção e exploração de petróleo tanto na África quanto em outros dois pontos nevrálgicos do planeta: o Cáucaso e a Ásia Central [...]. Com grandes reservas ainda pouco exploradas, essas regiões despertam o interesse de americanos, europeus e chineses desde o início da década de 1990. “Ricas em petróleo e gás natural, mas marcadas por regimes instáveis e disputas religiosas, essas regiões da extinta URSS podem ser o centro de grandes conflitos no século 21”, afirma Denise Galvão.

FALCO, Alessandra de. Petróleo: fontes de violência. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2018.

Sobre esse tema, responda:

a) Quais países asiáticos se destacam por suas grandes reservas de petróleo?

b) De acordo com o texto, quais novas regiões podem vir a ser o centro de grandes conflitos? Por quê?

c) Que relação pode ser feita entre os conflitos que ocorrem nas áreas produtoras de petróleo e os maiores consumidores do chamado “ouro negro”?

Respostas

respondido por: kinkinkonkon14
11

Resposta:

A)Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

B)Os EUA são donos da maior economia do mundo e são um dos países que mais dependem de petróleo (combustível), então eles começaram a estabelecer uma aliança com as grandes empresas petrolíferas e financiando os conflitos travados entre governos corruptos e grupos rebeldes.

C)A relação entre os conflitos nas áreas produtoras de petróleo e os consumidores do "ouro negro" são de causa e consequência, de modo que os Estados Unidos e outras potências dependem do petróleo dessas regiões, tal como do Oriente Médio.

Perguntas similares