• Matéria: História
  • Autor: rayrochaa883
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que o brasil era o pior pesadelo em relação a hierarquia racial?

Respostas

respondido por: giovanafernandes69
2

Resposta:

Explicação:

O filme Anibal - O Pior Pesadelo de Roma conta a história do general cartaginense Anibal e sua grande vitória contra um dos maiores poderes da época: Roma.

Anibal apenas conseguiu derrotar Roma por usar inteligência e estratégia, já que o exército romano era muito maior em número do que o de Cartago. Mas por planejar com antecedência e fazer uso de uma rede de informantes, Anibal conseguiu atingir seu objetivo e derrotar Roma.

A mensagem que o filme passa é que a inteligência pode ser muito mais forte e eficaz do que a mera força bruta. Afinal, os romanos foram autoconfiantes ao pensar que nunca seriam derrotados por um exército menor do que o deles. É um filme também que faz pensar sobre como os indivíduos podem influenciar os processos históricos.

respondido por: Anny35780
2

Resposta:

Explicação:

Palavras-chave: racismo, preconceito de cor, preconceito racial, relações raciais.

O racismo duro da Escola de Medicina da Bahia e da Escola de Direito do Recife, entrincheirado nos estudos de medicina legal, da criminalidade e das deficiências físicas e mentais, evoluiu, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, em direção a doutrinas menos pessimistas que desaguaram em diferentes versões do "embranquecimento", subsidiando desde as políticas de imigração, que pretendiam a substituição pura e simples da mão-de-obra negra por imigrantes europeus, até as teorias de miscigenação que pregavam a lenta mais contínua fixação pela população brasileira de caracteres mentais, somáticos, psicológicos e culturais da raça branca, tais como podem ser encontrados em escritos de Batista Lacerda (1911) e Roquette Pinto (1933). Foi também no Sul, centro da vida econômica e política, que as campanhas de sanitarização e higienização públicas ganharam vigência, forçando a amenização das teorias eugenistas em versões que privilegiavam as ações de saúde pública e de educação, em detrimento de políticas médicas de controle da reprodução humana e dos casamentos.

Perguntas similares