• Matéria: História
  • Autor: rayssavmoliveira
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais eram as propostas das vertentes socialistas e anarquistas em relação ao Estado?

Respostas

respondido por: fadoleon
2

Resposta:  O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVIII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial. Baseada sobretudo no princípio de igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de repensar o sistema capitalista que vigorava na época. De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente.

O anarquismo propõe a “a(n)- arquia”, ou, ausência de governo, de comando central. Contudo, a anarquia não é caos. O caos é a ausência de ordem, propósito; enquanto o anarquismo prega a ordem, a organização. Só que é uma ordem de outra natureza: de baixo para cima e não de cima para baixo, como propôe os capitalistas e os comunistas.

O anarquismo não é comunismo. O comunismo praticado pelos intérpretes do seu fundador, Karl Marx, nos chamados países socialistas, redundou em experiências autoritárias, violando direitos essenciais da pessoa humana; rígido controle social através de um partido centralizado; transformação de intelectuais desse partido numa elite privilegiada de burocratas; censura à imprensa; cassações e assasinatos de oposicionistas, entre outras violências.

O anarquismo rejeita a participação no parlamento, por entender que este é um lugar que serve unicamente para garantir os privilégios de uma classe dominante. Por isso, os anarquistas não se candidatam a nenhum cargo eleitoral (vereador, deputado, prefeito, governador, senador, presidente) e ainda participam do pleito eleitoral, pregando a anulação do voto.

Explicação:


rayssavmoliveira: Muito obrigada pela ajuda
rayssavmoliveira: Vc poderia me ajudar com esta questão? ( https://brainly.com.br/tarefa/26385185 )
Perguntas similares