Respostas
Resposta:
1 – Ser profissional
Que o trabalho de músico não é visto com profissionalismo por muita gente, isso não é novidade. Parar de reclamar disso e ter um perfil profissional na maioria das vezes, é. Os melhores profissionais em suas respectivas áreas dominam o que fazem, entendem seu negócio, o mercado e sabem como fazê-los atrativos ao seu público. Eles não apenas desempenham bem suas funções, eles realmente fazem acontecer. Ser um músico profissional requer todas essas competências. Se você é um evangelista dessas práticas, você é um “norte” a ser seguido pelos demais membros e acelera os resultados.
2 – Ter paciência
Sua caminhada rumo ao objetivo de fazer sua banda acontecer pode levar mais tempo do que você imagina. Não adianta forçar o que não deve ser forçado. Um líder deve ser paciente e sobretudo humilde. Existem pessoas no seu grupo com a mesma mente que você, captam com mais velocidade suas propostas, executam, mas outros não. Isso, no entanto, não te faz melhor do que ninguém. Saber entender o tempo e a personalidade de cada músico é vital.
3 – Acima de tudo, respeito
Um líder precisa ser cordial e tratar com respeito todos os músicos. Isso acaba voltando. Ser uma pessoa influente em uma banda não significa ser um ditador que extrai o resultado que bem entende por meio da coação, da ignorância. Respeitar é um ato de honra.
4 – Mente aberta
Líderes não são donos da verdade nem tampouco os “solucionadores de problemas”. Em alguns casos, as melhores ideias, composições não vem dele. Ter a mente aberta para aceitar sugestões e decisões é muito importante. Um acorde não existe sem uma junção de notas diferentes que se completam.
5 – Saber delegar
Você não deve assumir tudo sozinho. Dar o exemplo trabalhando pesado é importante, mas, saber delegar tarefas, atribuições, também. Aliás, esse é um dos principais benefícios de se ter uma liderança, a orientação do trabalho estratégico de cada membro de banda. Delegar funções é saber conscientizar pessoas sobre a necessidade de sua participação no trabalho. Não é meramente dizer “Fulano, você é o responsável pelo merchan”. Saber como cada função vai impactar positivamente, traz gás e motivação para o desempenho.
6 – Ser um visionário
Quando você enxerga onde sua banda pode chegar com base na sua crença interior, você é um visionário. Visionários não consideram apenas o presente, não dão a mínima pra condições desfavoráveis. Eles possuem uma visão e trabalham para torná-la real.
7 – Se comunicar claramente
Sua banda tem 5, 6, 7 músicos, mas, será que todos entendem perfeitamente o que você fala? Parece incrível, mas, quando falamos para um grande número de pessoas, existe uma grande probabilidade de não sermos compreendidos em essência por todos. Pra isso repetimos palavras, perguntamos e nos certificamos de que fomos compreendidos e escolhemos os melhores momentos para isso. Imagine ter uma grande ideia (que na sua visão pode ajudar bastante o trabalho) e ver isso se esvair pelo ralo? Não são raros esses momentos, acredite.
8 – Ter determinação
Bons líderes precisam pensar rapidamente e serem confiantes em suas decisões. Por exemplo, se você constata que só há tempo para mais uma canção em vez de duas em seu show, todos na banda automaticamente devem saber quem vai escolher a canção final. Discutir isso, ao vivo, no palco, é muito amador. E um bom líder sabe disso.
9 – Ter auto-conhecimento
Saber que somos seres humanos limitados faz com que enxerguemos melhor até onde podemos ir. Um líder não é um super homem. Podem existir momentos em que sua capacidade de articulação, força e até saúde, não favoreçam sua liderança. Nessa hora, saber “passar o bastão” pra alguém em melhores condições é um ato nobre e inteligente.
10 – Saber motivar
Você terá 100% da banda comprometida se todos estiverem motivados e se divertindo com o que fazem. E aqui vai um ponto importante: Líderes possuem a capacidade de se auto motivar, eles não dependem de uma influência externa para isso. Isso o faz uma verdadeira fonte a jorrar energia positiva para os demais membros de uma banda. Por pior que seja o cenário, ter uma coluna central como essas faz com que cada um extraia o melhor de si e com isso o trabalho cresce.
Ter uma liderança forte faz toda a diferença em uma banda. Faça o teste. Você não irá se arrepender.
Explicação: