Hendriksen e Van Breda (1999) apontam as receitas como o fluido vital da empresa. Sem receitas, não haveria lucros e, com a ausência dos lucros, não haveria empresa. Dada sua importância, é surpreendentemente difícil definir a receita como um elemento contábil. Os ganhos distinguem-se das receitas por serem periféricos às atividades básicas da empresa. Com base no exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Receitas.
II- Ganhos.
( ) Na maioria das vezes, mostram-se líquidos das respectivas despesas.
( ) São designadas por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários.
( ) Podem resultar da venda de ativos não correntes.
( ) Podem resultar da liquidação de passivos.
( ) Representam a entrada de elementos para o Ativo, provenientes de vendas ou serviços prestados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Resposta: ll l ll l l
Explicação:
Gabarito
Resposta:
II-I-II-I-I
Explicação:
II-Quando esses ganhos são reconhecidos na demonstração do resultado, eles são usualmente apresentados separadamente, porque sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas. Esses ganhos são, na maioria das vezes, mostrados líquidos das respectivas despesas.
I- A receita surge no curso das atividades ordinárias de uma entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royaltiese aluguéis.
II-Ganhos incluem, por exemplo, aqueles que resultam da venda de ativos não correntes.
I-A receita também pode resultar da liquidação de passivos. Por exemplo, a entidade pode fornecer mercadorias e serviços a um credor em liquidação da obrigação de pagar um empréstimo.
I-Contabilmente, receita pode ser entendida como a entrada de elementos para o Ativo da empresa, provenientes de venda de produtos, mercadorias ou pela prestação de serviços.