Em relação à métrica, há uma grande variedade de sílabas poéticas. Porém, só a partir de três sílabas que podemos observar a alternância entre sílabas fortes e fracas dentro dos versos, criando assim uma cadência rítmica. Leia um trecho do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu, e assinale a alternativa correta quanto à escansão dos versos. Oh ! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores. Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! Alternativas Alternativa 1: Versos exclusivamente decassílabos. Alternativa 2: Versos exclusivamente heptassílabos. Alternativa 3: Predominância de versos hendecassílabos. Alternativa 4: Alternância de decassílabos e alexandrinos. Alternativa 5: Alternância de redondilhas maiores e menores.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
Alternativa 4:
Alternância de decassílabos e alexandrinos
Explicação:
Verso alexandrino. No contexto geral, é o segundo verso mais longo, em estrofes isométricas, apenas superado pelos versos alexandrinos arcaicos, com doze sílabas.
São versos decassílabos HERÓICOS, porque as sílabas poéticas tônicas são a sexta e a décima. ... com doze sílabas poéticas, chamados ALEXANDRINOS OU DODECASSÍLABOS
filomenaaa:
Alternativa 4
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás