• Matéria: Português
  • Autor: marcelo6074
  • Perguntado 7 anos atrás

ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR Analise os poemas “Violoncelo”, de Camilo Pessanha, e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”, de Fernando Pessoa (heterônimo Álvaro de Campos) considerando o que foi trabalhado nas atividades anteriores, sala de aula e Centro de Mídias. Realize seu registro nesta folha a partir das questões abaixo:


Texto 1 – VIOLONCELO

Chorai arcadas

Do violoncelo!

Convulsionadas,

Pontes aladas

De pesadelo...


De que esvoaçam,

Brancos, os arcos...

Por baixo passam,

Se despedaçam,

No rio, os barcos.


Fundas, soluçam

Caudais de choro.

Que ruínas,(ouçam)!

Se se debruçam,

Que sorvedouro!...


Trêmulos astros,

Soidões lacustres...

Lemes e mastros...

E os alabastros

Dos balaústres!


Urnas quebradas!

Blocos de gelo...

Chorai arcadas,

Despedaçadas,

Do violoncelo.




CONCLUSÃO A SUCATA!... FIZ O CÁLCULO

Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo,

Saiu-me certo, fui elogiado...

Meu coração é um enorme estrado

Onde se expõe um pequeno animálculo...


A microscópio de desilusões

Findei, prolixo nas minúcias fúteis...

Minhas conclusões práticas, inúteis...

Minhas conclusões teóricas, confusões...


Que teorias há para quem sente

O cérebro quebrar-se, como um dente

Dum pente de mendigo que emigrou?


Fecho o caderno dos apontamentos

E faço riscos moles e cinzentos

Nas costas do envelope do que sou...



a) Descreva a estrutura dos poemas.


b) Quanto às escolhas linguísticas, quais as opções feitas pelos autores?


c) Quanto às dimensões do Texto, do Contexto e do Intertexto, o que os poemas nos apresentam?




Texto Na perspectiva do eu-lírico (de que forma o discurso é construído, a quem?)

Na perspectiva do autor (estrutura, a quem, que recursos da escrita?)

Na perspectiva do leitor (possíveis impressões, interpretação, o que chama a atenção?)

Contexto Ambiente de interação do eu lírico (caracterização do tempo e do espaço – elementos).

Ambiente de interação entre autor e leitor (aproximação entre leitor real e virtual)

Intertexto Associação feita com outros textos



d) Quais elementos nos permitem caracterizar os textos como Poemas e como Poesias?



e) Os textos apresentam traços do que consideramos moderno na Literatura?


marcelo6074: se eu to pedindo ajuda é pq eu to dificuldade neh doente

Respostas

respondido por: mariaeduardaga37
19

A – Descreva a estrutura dos poemas. Violoncelo – poema simbolista português, com 5 estrofes de 5 versos curtos em cada estrofe. Rimas que fazem o ritmo parecer truncado e triste, como os acordes desse instrumento. Presença de aliterações (sons repetitivos de V e TR, principalmente) e assonâncias (A, I, U). Principais figuras de linguagem: metáfora (trêmulos astros); sinestesia (Que ruínas, (ouçam), Blocos de gelo!); personificação (Chorai arcadas). *Todos esses recursos foram pensados para dar o ritmo esperado do som do violoncelo.  

 

Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo – poema modernista português na forma clássica de soneto (14 versos distribuídos em 4 estrofes: duas com 4 versos, duas com 3 versos). Há rimas que garantem o ritmo do poema, também aliteração (C e S) e assonância (A, I, U). Metáfora (Meu coração é um enorme estrado), comparação (O cérebro quebrar-se como um dente), sinestesia (Faço riscos moles e cinzentos), entre outras.  

 

B – Quanto às escolhas linguísticas, quais as opções feitas pelos autores? Em Violoncelo, há uma escolha cuidadosa de palavras, o poema é estruturado com palavras rebuscadas. Já no poema de Pessoa, apesar de ser uma composição clássica (soneto), há uma maior liberdade de escolha, mesclando palavras rebuscadas com palavras ditas “não-poéticas”, o que evidencia a modernidade do poeta (sucata, por exemplo).  

 

C – Quanto às dimensões do Texto, do Contexto e do Intertexto, o que os poemas nos apresentam? Embora diferentes, os poemas trazem a desilusão, o desencanto, a decepção, e sobretudo a melancolia.  

 

D – Quais elementos nos permitem caracterizar os textos como Poemas e como Poesias?  

*Relembrando as diferenças entre Poesia e Poema: O termo poema está ligado à literatura, ou seja, é um tipo textual que apresenta certa estrutura, como versos, estrofes, rimas, métrica, entre outros aspectos, e pertence ao gênero textual lírico. Poesia está ligada a qualquer expressão artística, também característico do gênero lírico, mas vai além de apenas uma estrutura textual. Podemos considerar, portanto, que a música, a pintura ou uma peça de teatro podem ser manifestações artísticas denominadas como poesia.  

Dessa forma, podemos afirmar que os textos estão dentro das concepções próprias de poesia, enquanto expressão artística, beleza; enquanto textos, pertencem ao gênero poema: escritos em versos, estrofes, com rimas, escolha de palavras que dão ritmo e musicalidade etc.  

 

E – Os textos apresentam traços do que consideramos moderno na Literatura? Comente, retomando a discussões realizadas sobre o "Mundo Moderno". O primeiro poema “Violoncelo” não possui características modernas, é um poema simbolista estruturado cuidadosamente em sua forma. Já o poema de Pessoa, embora escrito na forma clássica de soneto (Classicismo), traz características modernas, como a escolha de palavras que não são comuns em poemas líricos: sucata, cálculo, estrado, animálculo (bactéria, vírus), microscópio, cérebro, dente, pente de mendigo. Concluímos, então, que apesar de escolher o soneto como forma, Pessoa não deixa de lado as características de poeta modernista.  

 

Perguntas similares