“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...]. Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios [...].” BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.
a) Do que trata o Texto?
b) Como foi ocasionada?
c) Qual a importância desse evento para a crise do feudalismo?
Respostas
respondido por:
37
a)faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.
b)O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.
c)A peste negra diminuiu o trabalho na agricultura ocorrendo uma baixa oferta de alimentos gerando a fome. Com a fome ocorreram vários conflitos por alimentos desestruturando o sistema estamental que contribuiu para a crise no feudalismo. E no final dessa peste houve o aumento das cidades camponeses deixavam o campo em busca de outras oportunidades.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás