1- O que foi o Absolutismo na Europa.
2-Cite e explique dois exemplos de fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa.
3-A frase de Luís, “L’Etat c’est moi” (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava.
4- A aliança entre a burguesia e os reis foi fundamental para a formação das monarquias nacionais na Europa. Com a ajuda financeira da burguesia os reis montaram um exército e conseguiram impor o seu poder sobre os nobres. Considerando esse processo de formação das monarquias nacionais, explique:
a) as causas da rivalidade entre a burguesia e a nobreza.
b) as vantagens que esse fortalecimento do poder real trouxe para a burguesia.
6- Defina o absolutismo.
7-Explique as estratégias adotadas pelos reis absolutistas para conseguir conquistar o apoio da nobreza.
Respostas
1-No período absolutista os reis possuíam autoridade ilimitada, o que fazia com que eles governassem benefício próprio, nesse período houve um aumento de arrecadação de tributos e toda essa riqueza era destinada aos gastos da monarquia.
um dos reis mais importantes desse período foi Luís XIV, sua forma era extremamente autoritária, com esse aumento de autoridade para os reis, os burgueses acabaram criando rebeliões pelo fato de querem mais autonomia econômica e os reis cotrolarem os negócios.
2- A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia. Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Nesse sentido, a burguesia surgiu como o personagem que liderou os avanços do capitalismo mercantil. O rei, tendo o poder político centralizado em suas mãos, realizou uma parceria com os burgueses em relação ao aumento das práticas comerciais, em que o primeiro contribuiu com o apoio político e o segundo com o apoio econômico. A intenção, portanto, era ampliar as riquezas das nações através das atividades mercantilistas e das relações ente o rei e a burguesia durante os Estados Nacionais.
3-A associação do estado a pessoa, Luís XIV foi o representante do maior estágio do absolutismo, ele possuía controle de todos aspectos do território e as decisões eram polarizadas a ele, ou seja, uma centralização total do poder ao rei
4-a) Os burgueses eram vendedores que vendiam seus produtos porém n pagavam impostos a coroa e com o tempo os burgueses foram crescendo e se tornando maiores que a nobreza que ficou aborrecida e queria retirar os burgueses das areas do reino.
b)Principalmente a divisão de terras de uma forma desigual, sempre dando vantagem aos burgueses
6) Forma de governo onde somente uma pessoa manda, exerce poderes absolutos. Essa pessoa em geral é o rei, que criavam leis sem a aprovação da sociedade, além de tributos e impostos que pudessem estar financiando seus projetos ou guerras que viessem a acontecer.Muitas vezes o rei que era absoluto acabava por envolver-se em questões religiosas e dominava o clero.
7) Isenção de impostos
Obtenção (troca) de favores pessoais do rei
Financiamento comercial
Resposta:
resposta da 1
Explicação:
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI(16) e XIX(19) e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.