Respostas
Explicação:
O sabão é constituído de um sal derivado de ácidos carboxílicos. Os sais de ácido carboxílico caracterizam-se pela presença do ânion carboxilato, que é mostrado a seguir:

Ânion carboxilato - grupo funcional dos sais orgânicos derivados de ácidos carboxílicos
“R” é um radial alquila que, no caso dos sabões, é sempre uma cadeia bastante longa, em geral com 12 ou mais átomos de carbono.
A reação química que dá origem a esses sais de ácido carboxílico são reações de saponificação, que nada mais são do que uma hidrólise alcalina, ou seja, um triéster (triglicerídeo) reage com uma base em meio aquoso e forma um sal, que é o sabão, e um poliálcool.
Os triglicerídeos possuem longas cadeias porque eles são derivados de ácidos graxos, isto é, ácidos carboxílicos com mais de onze carbonos. Três ácidos carboxílicos reagem com o glicerol (glicerina) e originam o triglicerídeo, como mostrado a seguir:

Reação genérica de formação do triglicerídeo a partir de três ácidos graxos e uma glicerina
Em geral, os triglicerídeos são obtidos principalmente de óleos e gorduras. Assim, na reação de saponificação, coloca-se alguma gordura ou óleo para reagir com uma base, que geralmente é a soda cáustica (hidróxido de sódio, NaOH), em meio aquoso, formando um sal de ácido carboxílico, que é o nosso sabão, e o poliálcool, que é a glicerina:

Reação de saponificação para fabricação de sabão
Um exemplo de sabão obtido por esse método é o estereato de sódio (C17H35COO-Na+):