Respostas
Resposta:
O regime republicano não significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de seus respectivos Estados. Na Constituição de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam, o voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças
O coronelismo compreende uma prática social e política predominante no estado brasileiro no decorrer da intitulada República Velha, quando os coronéis exerciam grande poder político no país, marcando uma estrutura de poder bem delimitada e cheia de hierarquias.
Nesse contexto, o voto era aberto, as relações sociais eram desiguais, a pobreza predominava, juntamente com a falta de liberdade de expressão e liberdade política.
Explicação: