• Matéria: Português
  • Autor: rayaneemelo
  • Perguntado 9 anos atrás

Falando de compras com Nancy Sasser
Uma crônica de anúncios para a mulher brasileira.

O verão traz as delícias da praia e os gostosos banho de mar e piscina,mas...será que vale a pena molhar os cabelos ? Vale sim,amiga. Depois v.poderá secá-los e fazer a " mis-en-plis" nun intante. Basta ter um secador de cabelos GILDA . Tenho um e v.não imagina o serviço que me presta ! Seca o cabelo em alguns minutos apenas, com um jacto de ar quente ou fio . É portátil e como poupa tempo e gastos em cabeleleiros.!

QUESTÕES
1) Considerando a finalidade com qual o texto foi escrito, que tipo de efeito ele provoca no leitor dos dias de hoje? Registre suas impressões no caderno.

2) Anote em seu caderno dois exemplos de variação histórica presentes no texto.

3) É possível afirmar que a variação hostórica presente na linguagem do texto também reflete um contexto social diferente dos dias de hoje ? Explique.

4) Reescreva o texto em seu caderno ,supondo que ele se dirigisse a uma mulher conteporânea.Qual seria a linguagem adequada para a tarefa de convencer essa mulher a comprar o secador de cabelo ?








Gente preciso muito de todas as respostas é urgente .
Desde já agradeço !


rayaneemelo: algm pra me ajudar :(

Respostas

respondido por: alineonline
206
1) nesse ponto não há mudança: apelo à vaidade, à praticidade e à economia. 2) mis en plis. Da época em que as mulheres queriam cabelo ondulado. 3) para mim, não. Muda a moda, permanece a preocupação feminina. 4) creio que a principal atualização deve ser a redução do texto e o uso de linguagem não verbal. Algo como: não tenha medo de curtir o verão. Molhou, a Gilda seca! E a foto de uma canga, uma bolsa transparente e o secador, ou outro aparelho atual, a prancha que pode ser usada em cabelo molhado. (Existe, mas eu não usaria nem por um decreto!)

rayaneemelo: nossa muito obrigada mesmo ;)
respondido por: thaissacordeiro
20

1. O texto apresenta um apelo à vaidade, à praticidade e à economia do produto.  

A crônica apresenta uma espécie de diálogo com a leitora, a partir de algumas perguntas como "mas...será que vale a pena molhar os cabelos? Vale sim, amiga".

Dessa forma, parece que as duas estão conversando, quando na verdade é a própria autora que faz os questionamentos, a fim de se aproximar do público.

O tipo de efeito que esse texto desperta no leitor dos dias atuais é de uma pessoa que compreende as 'dores' das leitoras que não entram no mar com medo de estragar os cabelos.

2. Mise- En-Plis- Refere-se a um período em que as mulheres queriam um cabelo ondulado. Técnica usada com rolos aplicados para dar uma ondulação aos cabelos.  Era muito utilizado para que as mulheres contassem com cabelos mais moldados.

A palavra Mise-En-Plis é francesa com pronunciação de 'misãplí '.

Outra variação histórica presente no texto a escrita de 'jacto' e o uso de "v." para abreviar "você".

3. Não muda, uma vez que homens e mulheres ainda se preocupam com a sua aparência. Destaca-se que o intuito do texto era apresentar uma solução para as mulheres, uma praticidade ao usarem o secador, para que assim, não tivessem medo de entrar no mar.

Essa preocupação ainda ocorre nos dias atuais em que mulheres não entram na piscina ou no mar, para que não molhe os cabelos. Porém existem inúmeras tecnologias e produtos que podem deixar os cabelos como antes, necessitando apenas de uma hidratação.

4. "Não tenha medo de curtir o verão. Molhou? A Gilda seca".

Além disso, a propaganda poderia ser complementada de forma visual, com a imagem de uma canga na praia, além de uma bolsa transparante carregando o secador, dando ênfase a praticidade do objeto, que pode ser levado para qualquer lugar.

Para uma boa propaganda é importante investir no planejamento, definir orçamento, público que deverá ser atingido, divulgação (quais redes sociais? será na televisão?).

Estude mais sobre marketing em https://brainly.com.br/tarefa/20047088

Saiba o que é um anúncio publicitário https://brainly.com.br/tarefa/4578630

Abraços!

Anexos:
Perguntas similares