3. “Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn
a) Destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.
b) Identifique e descreva o levante de 1905 que antecede a Revolução Russa.
Respostas
Explicação:
Questão 1
a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra. Ao mesmo tempo, a industrialização do país se dava pela força do capital estrangeiro e da exploração sistemática de uma classe operária em formação.
b) O Domingo Sangrento e a rebelião do Encouraçado Potemkin foram dois eventos que indicavam a grave crise que ameaçava o regime czarista, ambos realizados no ano de 1905. No primeiro, um grupo de operários foi assassinado durante uma manifestação pacífica onde reivindicavam aumento de salários e melhores condições de vida. No segundo, um grupo de militares tomou uma embarcação oficial em sinal de protesto à manutenção do país na Guerra Russo-japonesa.
Fechar
A - Antes da Revolução, a Rússia era um país economicamente atrasado, ainda bastante dependente da exploração agrícola, com um alto índice de analfabetos e com baixa produção industrial.
Como a Revolução mudaria isto?
A Rússia passaria por um profundo processo de industrialização nas décadas de 1920 e 1930, o que garantiria a mudança das bases econômicas da tradicional prática agrícola, que até 1917 ainda ocupava a maior parte da mão de obra, para um sistema industrial voltado inicialmente para suprir as necessidades internas russas.
Mais sobre a Revolução Russa em:
https://brainly.com.br/tarefa/4763414
B - O levante em questão foi o Domingo Sangrento, que era uma passeata pacífica que reunia principalmente os trabalhadores urbanos de São Petersburgo, mas contava também com a participação de trabalhadores de outras cidades e uma pequena parcela de camponeses. Ocorreu em 22 de Janeiro de 1905.
Qual foi a reação a esta manifestação pacífica?
As forças do Czar, contudo, reagiram de maneira extremamente violenta e brutal contra os manifestantes, disparando contra elas e matando, ao menos, 930 pessoas.
Mais sobre o Domingo Sangrento em:
https://brainly.com.br/tarefa/4763250