• Matéria: História
  • Autor: Koala21
  • Perguntado 6 anos atrás

FAZER UM RESUMO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO RUSSA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MUNDO

Respostas

respondido por: graziellerena19
2

Resposta:

Durante o século XIX, a Rússia era considerada, juntamente com países como Inglaterra, França, Alemanha e Áustria, uma das maiores potências de toda a Europa. Entretanto, enquanto esses países encontravam-se em um grande processo de industrialização e modernização, a Rússia ainda estava em um patamar considerado atrasado.

Com economia baseada principalmente na agricultura, o sistema feudal ainda era predominante entre os russos, de modo que os senhores feudais não admitiam que se iniciasse o processo de modernização produtiva e econômica. Por se tratar de um Império, comandado pelo czar (imperador russo), o país estava submetido às decisões do mesmo, inclusive a própria Igreja Católica Ortodoxa, religião dominante na Rússia.

Em meados do século XIX, a Rússia entrou na Guerra da Crimeia, contra Inglaterra, França e Turquia. Mas, por se encontrarem em um patamar industrial extremamente atrasado, os russos saíram derrotados do conflito, forçando o czar Alexandre II a tomar uma série de providências. Com isso, a servidão foi abolida, as terras foram vendidas aos camponeses e novas áreas agrícolas foram ocupadas.

Essas medidas levaram a um crescimento importante da Rússia, que passou a se tornar um dos principais países exportadores de grãos. Ao mesmo tempo, a população cresceu bastante e, com esse “boom”, problemas como fome e desemprego também surgiram. O Império precisou, finalmente, investir no processo de industrialização.Consequências da Revolução Russa

Agora no poder, Lênin busca a realização e a implantação de uma sociedade igualitária e libertária. Dessa forma, várias medidas foram tomadas, como:

desapropriação das terras de burgueses e da Igreja;

distribuição dessas terras aos camponeses;

estatização dos meios de produção (fábricas, lojas, bancos etc.).

O início do governo de Lênin foi marcado, ainda, por uma guerra civil que abalou profundamente o país. Liderado por Trotsky, o Exército Vermelho derrotou o Exército Branco (oposição à revolução) e manteve os bolcheviques no poder. Entretanto, o cenário ainda era de paralisação econômica e crise social.

Buscando a restauração da confiança no governo, foi lançada Nova Política Econômica (NEP), que estimulava a produção interna e a entrada de capital externo na Rússia. Esse processo resultou na volta do crescimento econômico e no fortalecimento industrial e agrícola do país.

Em 1922, cinco anos após a revolução, foi instituída a URSS (União das Repúblicas Soviéticas Socialistas).

Explicação:

Perguntas similares