Preciso de uma resenha do filme"patch adams o amor é contagioso", eu n encontrei o filme pra assistir e preciso entregar a resenha pra facul
Respostas
Resposta:
O Amor é contagioso
"O filme começa mostrando a vida do personagem chamado Patch Adams que tenta tirar a própria vida por conta de problemas pessoais, percebendo que estava com problemas decidiu se internar em um clinica psiquiátrica e foi exatamente neste local que percebeu o seu grande talento - de ajudar as pessoas.
Depois da descoberta extraordinaria pediu alta da clinica e foi embora.
É importante salientar que Petch tinha a vontade e a coragem além de acreditar que o bom humor é o melhor remédio para os pacientes, mas faltava ihe o conhecimento técnico para que ele pudesse atuar de maneira legal, logo entrou em uma faculdade de medicina onde percebeu que as pessoas que ali trabalhavam e estudavam perdiamo sentimento e focavam apenas nas
doenças e na tentativa de cura, esqueciam-se dos sentimentos das pessoas.
Foi neste ponto que, junto com os novos amigos de classe, atuou gerando, além de uma melhora na vida dos pacientes, um atrito e constrangimento no r. professores da faculdade e diretores do hospital. Mas Peach estava
focado, decidido - sabia administrar seu conhecimento - independente das críticas ou proibições de seus superiores.
Seu método de cuidar das pessoas era diferente, ele usava seu conhecimento para trazer alegria e tentar entender as pessoas e sempre enfatizando que a morte é natural e que o importante é a qualidade de vida e não apenas cura. Apesar de todos os problemas seu conhecimento e suas idéias se espalharam e contagia algumas pessoas a sua volta as quais se uniram e montaram uma "clinica ou uma espécie de "hospital escola" onde puderam realizar seus planos, planos estes que foram abalados por causa de um trágico assassinato de Carin Fisher que era o grande amor de Patch. Este acontecimento o fez pensar em desistir e até mesmo em suicidio. Mas, mais uma vez, ele retoma suas forças e retoma seu trabalho e agora mais forte. Até mesmo as pessoas que o desprezavam se viram pedindo ajuda a ele por conta de não conseguirem solucionar coisa simples e ele (Patch) o consegui de forma cómica.
fonte comics
No final do filme Petch laz um discurso extraordinaria que nos chama atenção sobre os antigos conceitos de relacionamento entre médicos e pacientes e finda com uma frase: vocês podem me impedir que eu me forme.
Mas não poder evitar que eu aprenda. Não podem me impedir de estudar a que ele quis dizer é que não desista nunca e que o conhecimento não estava sob o dominio deles, pelo contrario o conhecimento esia posto para todos e cabe a nos pegá-lo. Petch consegue se formar anos depois monta um grande hospital reconhecido mundialmente."
Fonte: Site Scribd
Obs: Esse filme é incrivelmente lindo, vale a pena assistir! Procure um pouco mais e tenho certeza que irá achar. ❤️
Resposta:
O filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, dirigido por Tom Shandyac é baseado numa história real. No começo do filme,somos apresentados a um desiludido Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams,que, após tentar suicidar-se, é admitido em um instituto psiquiátrico. A primeira cena é como uma metáfora para o estado psicológico do homem, que se vê sendo levado, desolado e sozinho, para um lugar estranho. As cores tendem ao cinza. Patch mantém-se afastado de todas as outras pessoas confinadas no ônibus, ele não olha para elas,mas reflete sobre a condição solitária e perdida em que todos eles se encontram. “É difícil explicar como me sentia. Imaginem passar dias andando no meio de uma tempestade. Sem saber que anda em círculos.”Apesar da atmosfera hostil do instituo psiquiátrico, ele encontra esperança e ajuda para curar-se enquanto, ao mesmo tempo, atenua o sofrimento dos outros pacientes. Ele descobre o potencial curativo e revolucionário da risada e do afeto. Ele entra na faculdade de Medicina com o objetivo de tornar-s médico e cuidar das pessoas, contudo, lá, ele encontra o mesmo ambiente hostil, cinzenta e sufocante que havia no hospital psiquiátrico. Porém, ele subverte as regras e os padrões do que esperam dele como futuro médico e continua a explorar o potencial do riso, atuando em hospitais com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. De fato, ele encontra empecilhos que, por diversas vezes, tentam fazê-lo desanimar e desistir de seus sonhos. Afinal, o que ele fazia incomodava médicos, pois não condizia com as atitudes pregadas por anos de tradicionalismo e elitismo presentes na profissão. Patch queria ensinar aos médicos, seus colegas de turma e de profissão, a descer do patamar de prestígio e de indiferença para se colocar no mesmo nível de seus pacientes, para criar laços afetivos com estes e para aprender com eles. Ele ensina que cuidar das pessoas vai além de encontrar sintomas e de prescrever medicamentos; cuidar das pessoas é escutar o que elas têm a dizer,compartilhar experiências e vivências, permitir que elas sejam participantes ativas do seu processo de cura, seja essa cura a da mente ou a do corpo.Na Biodança, há uma linha que enfatiza a importância da afetividade como motor para fortalecer vínculos de cuidado, de solidariedade, de amor e de carinho, assim como para transformar e fortalecer a imagem que uma pessoa tem de si mesma. “Existe uma pluralidade de vocábulos para definir a afetividade, tais como: ternura, inter-relação, empatia,sentimentos, emoções, atitudes e valores, amor, carinho, compreensão, respeito, afeto, atenção, companheirismo, comportamento moral e ético, entre outros.” (NORONHA, [200-?])
Explicação:
Patch Adams usa-se da capacidade transformada da afetividade para identificar-se comas pessoas, criar vínculos de cuidado e de empatia com elas, para compreendê-la, amá-las e dividir suas experiências com elas. Ele desenvolve uma nova forma de cuidar das pessoas a partir do seu contato com elas. De forma que é possível observar, ao longo do filme, como ele possui a capacidade de transformar o caráter das pessoas; tornando mesmo aquelas pessoas mais frias e indiferentes em pessoas que também querem dividir experiências com outras. Muitas pessoas podem ter achado o método dele, a risada, ridículo, um desperdício de tempo, algo que só atrapalha e incomoda os pacientes. Porém, o seu método mostrou que possuí o poder de modificar o humor das pessoas. Ao prestar atenção nos pacientes,considerá-los seres humanos que possuem um nome e uma história de vida, e desejar aproximar-se destes; Patch Adams fez com que as pessoas se sentissem confortáveis em sua presença e, mais que isso, fez elas se sentirem importantes. Ao notá-las, ele as ajudou a afirmarem as suas identidades que foram negadas durante a internação hospitalar, quando se tornaram mais um paciente doente e incapaz. Ele mostrou que era capaz de existir alegria num lugar triste e as ajudou a recuperar a esperança. O laço que se fortaleceu entre ele e seus pacientes, permitiu que essas pessoas saíssem da mera condição de doentes e passassem a desempenhar funções, como ajudar outros pacientes, participar das brincadeiras, entrar em contato com outras importantes. O método desenvolvido por Patch Adams continua a ser seguido por diversos médicos, psicólogos e pedagogos, que também acreditam na possibilidade de crescimento pessoal e de união proporcionada pelo afeto. O seu método também influenciou o surgimento de diversos movimentos em prol da humanização de instituições como hospitais, escolas e presídios. No Brasil, uma das principais organizações influenciadas pelo trabalho de Patch Adams são os Doutores da Alegria, que atuam em hospitais por meio da visita de palhaços treinados na Escola dos Doutores da Alegria.