Respostas
Resposta:Vírus com fita de RNA positiva :
Nesses vírus, o RNA (genômico) do virion é de mesmo sentido que o RNAm e portanto funciona como RNAm. Este RNAm pode ser traduzido imediatamente mediante infecção da célula hospedeira.
EXEMPLO:
poliovirus (picornavirus)
togavírus
flavivírus
Vírus com fita de RNA negativa :
O RNA do virion tem sentido negativo (complementar ao do RNAm) e precisa portanto ser copiado no RNAm complementar de sentido positivo para que as proteínas possam ser feitas. Assim, além de precisar codificar para uma RNA-polimerase dependente de RNA, esses vírus também precisam empacotá-la no virion para que ela possa fazer RNAm ao infectar a célula
EXEMPLO:
vírus da influenza (ortomixovírus)
vírus do sarampo, vírus da caxumba (paramixovírus)
vírus da raiva (rabdovírus)
A diferença entre RNA positivo e RNA negativo radica em que o primeiro consiste em mRNA viral que pode ser diretamente traduzido em proteínas, enquanto o segundo consiste em RNA viral complementar.
O vírus de RNA de sentido positivo contêm a fita de sentido de RNA como seu genoma e podem ser facilmente traduzidos em proteínas. Portanto, o RNA de sentido positivo não requer uma polimerase de RNA empacotada dentro do virion.
Enquanto que, o Vírus de RNA de sentido negativo possui uma fita simples cujo material genético é complementar ao mRNA viral, pelo que não pode traduzido facilmente em proteínas virais, e o virion deve ser embalado com uma enzima RNA polimerase dependente de RNA que auxilia na transcrição do RNA viral.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/48422312