• Matéria: História
  • Autor: larissayume
  • Perguntado 6 anos atrás

TEXTO I

Pois, antes de tudo, as fontes históricas não atestam a existência de um plano das Cortes para fazer o Brasil voltar ao que era antes de 1808 e todas as evidências factuais indicam que a recolonização era uma impossibilidade. [...] Na verdade, elas se empenharam em estabelecer a supremacia política e comercial de Portugal no Brasil, que ocorreria não mais pelo restabelecimento do exclusivo, e sim noutros termos. E esse empenho foi tachado de recolonizador por uma elite política brasileira, que começou a se formar sob a patronagem de D. João VI e que, depois da volta do monarca a Portugal, permaneceu ao redor do príncipe regente.

ROCHA, Antonio Penalves. A recolonização do Brasil
pelas cortes. São Paulo: UNESP. p.10-11. 2009

TEXTO II

Ao longo do segundo semestre de 1821, porém, as notícias que chegavam das discussões nas cortes de Lisboa tornavam cada vez mais claros os objetivos primordiais do movimento: submeter o rei ao controle do congresso e restabelecer a supremacia europeia sobre o restante do Império. Ao contrário do que, em geral, sustenta a historiografia, as cortes não foram instaladas com o objetivo específico de recolonizar o Brasil. De início, era a preservação e a recuperação de Portugal, abandonado pela Coroa em 1807, os focos prioritários da atenção dos revolucionários portugueses.

NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. A vida política. In: Crise Colonial e Independência: 1808-1830. Vol. 1.[cord. Alberto da Costa e Silva]. Rio de Janeiro: Objetiva.
(História do Brasil Nação: 1808-2010). p.94. 2011.

Ambos textos sustentam a tese de que a as cortes de Lisboa

A
ao contrário do que sustentam alguns historiadores, não tinham como objetivo primordial a recolonização do Brasil.

B
tinham, entre seus principais interesses, o de apoiar o movimento emancipacionista brasileiro.

C
solicitaram a permanência de D. João VI no Brasil e foram contrárias ao retorno do rei a Portugal para reassumir o seu trono.

D
desejavam reinstaurar a superioridade do poder real diante dos poderes legislativos português e brasileiro.

E
manifestaram apoio às elites brasileiras que organizavam o movimento separatista do outro lado do Atlântico.

Respostas

respondido por: marinho1972
2

Resposta:

a) Ao contrário do que sustentam alguns historiadores, não tinham como objetivo primordial a recolonização do Brasil.

Perguntas similares